Ilha dos Frades, na Bahia, recebe certificação internacional pela quarta vez

Por: Redação -
07/10/2019

A praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, teve a certificação Bandeira Azul renovado pela quarta vez pela Foundation for Environmental Education (FEE). O selo certifica a qualidade das principais praias ao redor do mundo. Para a concessão do selo, são observados requisitos de qualidade socioambiental, como segurança, qualidade da água, gestão e educação ambiental.

Integrante do território de Salvador, a Ponta de Nossa Senhora faz parte de uma Área de Proteção Cultural e Paisagística (APCP) e, desde 1982, é Reserva Ecológica. A localidade possui belezas naturais preservadas por força da ação do projeto Baía Viva, além da supervisão da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), que estuda a implantação de um parque natural na região. A prefeitura de Salvador tem intenção de receber a certificação em outras três praias da capital baiana, e para isso planeja requalificar as praias de Ipitanga, do Flamengo e Stella Maris.

A Ilha dos Frades é considerada um verdadeiro reduto ecológico, em razão de manter uma vasta área de Mata Atlântica. Entre os monumentos históricos da ilha, destacam-se as ruínas da Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, construída no século XVII; a Igreja Nossa Senhora do Loreto, erguida no século XVIII; a Igreja Nossa Senhora do Bom Parto; o Farol da Ilha dos Frades; as ruínas de um lazareto; e o armazém de quarentena de escravos. Entre as praias famosas, além da de Ponta de Nossa Senhora, estão Loreto, Panamana, Tobar e Viração.

Em todo mundo já foram distribuídos mais de 4 600 selos, sendo 3 500 somente para praias, marinas e embarcações turísticas. O Brasil possui 14 selos: as praias do Tombo (Guarujá/SP), Praia Grande (Governador Celso Ramos/SC), Lagoa do Peri (Florianópolis/SC), do Estaleiro e do Estaleirinho Balneário (Camboriú/SC), de Piçarras (Balneário Piçarras/SC), do Peró (Cabo Frio/RJ), e a praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe, na Ilha do Frades; quanto as Marinas são certificadas a Costabella (Angra dos Reis/RJ), Nacionais (Guarujá/SP), Iate Clube de Santa Catarina (Florianópolis/SC), Kauai (Ubatuba/SP) e Tedesco (Balneário Camboriú/SC); apenas uma embarcação de Turismo Sustentável possui o selo, a Água Viva Mergulho (Florianópolis/SC).

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico

    CL Barcos levará veleiro da francesa Dufour ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 41 pés representa a primeira do tipo no Brasil e poderá ser vista de perto de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória