O iate que está no centro de uma das mais caras batalhas de divórcio do mundo

0
1988

Com 377 pés, o megaiate LUNA está no centro de uma das mais caras batalhas de divórcio do mundo

De propriedade do bilionário russo Farkad Akhmedov (fortuna de US$ 1,4 bilhão), o megaiate Luna, de 115 metros de comprimento (377 pés), está atracado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, desde 2018, à espera de uma decisão judicial.

Em 2016, o magnata do petróleo e gás foi condenado pelo Tribunal Superior de Londres a pagar cerca de 40% de sua fortuna a sua ex-esposa Tatiana Akmedova. Mas ele não pagou os 453 milhões de libras.

Como costuma acontecer nesses casos, o advogado da vítima entrou com uma ação de penhora de bens. O Luna “caiu na rede”. Desde então, ficou impedido de zarpar do Port Rashid, em Dubai. Uma liminar imposta pela autoridade das Ilhas Marshall, país onde a embarcação está registrada, impede que ele o faça.

Entre outros luxos, o Luna tem 10 suítes de hóspedes com mais de 100 m² cada, uma piscina externa de 20 metros de comprimento, nove conveses, uma grande área de entretenimento ao ar livre, dois helipontos e um minissubmarino.

Ao custo de € 400 milhões, foi construído em 2010 sob encomenda de outro bilionário russo apaixonado por megaites: Roman Abramovich, que era dono de quatro deles, todos entre os 50 maiores do planeta, quando decidiu vender esta joia de 377 pés ao amigo Akhmedov, em 2014.

Documentos judiciais mostram que Farkad Akhmedov ganhou dos tribunais de Dubai o direito de apelar contra o bloqueio do Luna. À medida em que a disputa judicial avance, espera-se que o iate volte a navegar em águas mais tranquilas.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço gratuito de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Schaefer Yachts