Grupo espanhol projeta embarcação sustentável com motor elétrico e autossuficiente

Por: Redação -
22/09/2020
A embarcação contará tanto com opção de navegação sem emissões de gases para passeios mais curtos quanto com um tanque de combustível de longo alcance
Siga o nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente: @revista_nautica

O Grupo BYD, empresa espanhola de arquitetura e engenharia naval, apresentou como novidade para o mês de setembro o novo conceito sustentável de luxo EEGLE. Trata-se de uma embarcação autossuficiente com um novo motor totalmente elétrico, visando aliar ao máximo toda a sustentabilidade que a embarcação oferece, com um estilo de vida confortável e independente proporcionado na navegação.

Com sede em Barcelona e Palma de Maiorca, na Espanha, o Grupo BYD combinou o espaço e o conforto de um apartamento de praia com a mobilidade sem esforço e a navegabilidade de um iate a motor altamente eficiente. Com linhas exteriores robustas e uso maximizado do espaço no convés inferior, o casco do EEGLE tem um calado de 0,89 metros e promete atingir velocidade máxima de 20 nós. A primeira unidade do novo modelo está em construção no sul da França, no estaleiro Martinez Constructions Navales, e deverá ser entregue em breve.

EEGLE iateA embarcação contará com baterias de 600 kWh que podem fornecer ao barco um alcance de até 80 milhas náuticas ao viajar no modo “verde” puramente elétrico, enquanto os quatro motores de 150 kW fornecem até 20 nós de velocidade, de acordo com dados da fabricante. Cobrindo uma área de 30 metros quadrados, os painéis solares do flybridge podem gerar até 9 kWh de energia adicional para ampliar o alcance de cruzeiro do EEGLE.

Embora o projeto possa funcionar de forma puramente ecológica, os clientes que adquirirem o modelo também poderão optar pela garantia de um tanque de combustível de longo alcance. Com isso, EEGLE ganha flexibilidade tanto para navegar com o modo “verde” (zero emissões) para viagens curtas, como utilizando combustível para travessias mais longas através do extensor de alcance.

EEGLE iateOs conveses externos são o grande destaque de EEGLE. O flybridge é um espaço multifuncional, com um sofá em forma de L e um bar, enquanto um sofá em forma de C e uma mesa conversível são encontrados à proa. A popa de seu deck possui um amplo espaço aberto com capacidade para até três espreguiçadeiras. O espaço de jantar tem acesso direto à área da cozinha do salão por meio de portas deslizantes duplas.

Leia também

» Estaleiro Real tem participação garantida no São Paulo Boat Show 2020

» 23º São Paulo Boat Show contará com a presença da Ventura Marine

» Intermarine Yachts confirma participação no São Paulo Boat Show 2020

O convés de proa oferece excelentes vistas e assentos confortáveis, fornecendo um santuário externo privativo quando ancorado, com um conjunto removível e dobrável de mesa e cadeiras. O BYD Group desenhou o convés de proa EEGLE com a opção de incluir um jacuzzi neste espaço, caso o cliente deseje. A garagem, acessada a partir da grande plataforma de natação na popa, tem espaço para um tender ou dois jets.

O iate pode acomodar até seis pessoas no convés inferior. Com amplas janelas, uma cama king-size, penteadeira, mesa e espaço para uma espreguiçadeira, a espaçosa suíte do proprietário parece mais uma suíte terrestre do que algo que se esperaria em uma embarcação de 20 metros. O camarote VIP e o camarote duplo possuem banheiro privativo. Até dois tripulantes são acomodados em uma cabine com beliche compacta, acessada por uma escotilha na cabine de popa.

O interior do EEGLE poderá ser equipado para uma experiência de cruzeiro ainda mais confortável, incluindo um sistema HVAC, lava-louças, máquina de lavar e secar roupa, fogão de indução e grande geladeira-freezer, bem como piloto automático, sistema de som e conexão WiFi à Internet.

Por Felipe Toniolo, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

 

 

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Norte-americana entra para a história ao dar a volta ao mundo sozinha em veleiro

    Cole Brauer, norte-americana de 29 anos, passou 130 dias a bordo de um monocasco para disputar competição global

    Oceano engole cemitério em Cartagena, na Colômbia, e expõe caveiras em praia

    Aumento do nível do mar preocupa especialistas e provoca efeitos catastróficos na cidade mais turística da Colômbia

    Vem aí um Titanic 2? Bilionário australiano retoma projeto para construção do navio

    Clive Palmer já havia causado alvoroço com o assunto 10 anos atrás; ideia é construir réplica melhorada do navio

    Cientistas descobrem cerca de 100 novas espécies marinhas; veja fotos

    Expedição na Nova Zelândia surpreendeu pesquisadores por biodiversidade inédita e a descoberta de ser ainda não identificado

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2006

    Em ano de Copa do Mundo, o salão se destacou por receber 20 novos barcos, dentre eles, sete grandes veleiros