Hobie Cat 16

Por: Redação -
10/11/2014

O Brasil garantiu, neste domingo (9), vaga nos Jogos Pan-Americanos 2015 na classe Hobie Cat 16. O responsável por carimbar o passaporte nacional foi a dupla André Montenegro Henriques e Isabelle Crispim, da Paraíba, que terminou o Campeonato Sul-Americano de Hobie Cat 16, realizado no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, na sub-sede de Maria Farinha, Litoral Norte do Estado, na segunda colocação geral.

A competição definiu os três últimos países classificados para o Pan de 2015. México, Brasil e Venezuela ficaram com as vagas. Além desses três países, estavam na luta pelas vagas Argentina e Cuba, cada um com uma dupla representante. Canadá, Porto Rico, Guatemala e Estados Unidos já haviam garantido vaga nos Jogos Pan-Americano na classe Hobie Cat 16.

O grande destaque da competição continental, que começou na última sexta-feira (7) e terminou neste domingo, foi a dupla Armando Noriega e Andrea Dutton. Embora estejam longe de casa, os mexicanos lideraram durante todo o campeonato e ficaram com 21 pontos no ranking geral. A vice-liderança ficou com a dupla paraibana, que somou 22 pontos. Como o terceiro lugar ficou com outra dupla brasileira (Bernardo Arndt e Diogo Zabeu, com 24 pontos), os venezuelanos Yamil Saba e Gonzalo Ceudra (quarto colocados, com 27 pontos) asseguraram a última vaga dos Jogos de Toronto.

Outro importante resultado foi a colocação da dupla pernambucana Guilherme Araújo e Tiago Monteiro. Os dois terminaram a competição em décimo lugar, com 53 pontos. Na regata de número cinco, os pernambucanos obtiveram seu melhor resultado no campeonato: sétimo lugar. “Não treinamos e tivemos um excelente resultado. Foi muito boa nossa colocação”, comentou Tiago Monteiro. A também pernambucana Geisa Lira, que mora em São Paulo e forma dupla com o paulista Felipe Frey, ficou em 12º, com 55 pontos.

No Sul-Americano feminino, Michelle Oliveira e Marília Pinto, do Rio Grande do Sul, faturaram o primeiro lugar. Karoline Baurmann e Maria Inês ficaram o segundo. Na categoria Júnior, Ricardo Lis e Victor Dubeux, do Rio Grande do Sul, ficaram em primeiro. Rino de la Guardia e Alejandro Perez, de Cuba, e Ícaro Carneiro e Rafael Feijó, de Fortaleza, ficaram em segundo e terceiro respectivamente. Ao todo, 26 barcos disputam a categoria masculina e três na feminina.

O Hobie Cat 16 é um catamarã para dois tripulantes e altamente competitivo. Considerado uma das classes mais praticadas entre os multicascos possuem adeptos no mundo todo. Esta embarcação pode atingir altas velocidades. Atualmente faz parte das classes Pan-Americanas.

Fotos: Marcos Mendez/SailStation    Informações: assessoria de imprensa

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024

    Especial Digital do Rio Boat Show 2024 já está no app Náutica; saiba como acessar

    Com as principais informações do evento, o material se encontra disponível para download gratuitamente

    FS Yachts leva lancha recém-lançada ao Rio Boat Show 2024

    FS 355, apresentada na primeira semana de abril, está prestes a ganhar as águas da Baía de Guanabara ao lado de outro modelo do estaleiro

    Há 22 anos, sorteio de barco no Rio Boat Show mudava a vida de garoto de apenas 11 anos

    Hoje músico, Bernardo Fajoses conta como o salão daquele ano foi um dos "mais decisivos e impactantes" momentos de sua vida