Hidrofólio

Por: Redação -
02/09/2015

Indicado para lanchas que possuem problemas na distribuição de peso na fabricação, os hidrofólios prometem melhorar e muito a navegação. De fácil instalação e preço assessível, o resultado do teste foi bom! Assista em detalhes aqui na TV Náutica.

Hidrofólio nada mais é que uma peça de plástico reforçado em forma de asa, fixada à placa antiventilação do motor de popa ou de centro-rabeta. Dependendo da lancha, porém, pode ser de grande utilidade, melhorando o desempenho em velocidades intermediárias. Em alguns barcos, este recurso possibilita, ainda, chegar mais rapidamente ao regime de planeio, além de diminuir o caturro (“cavalgada”).

E como ele funciona? O hidrofólio faz descer a proa do barco em velocidades baixas e médias, próximas às obtidas no regime de planeio. Saber quando um barco a motor precisa de hidroófilio é fácil: basta acelerar o motor ao máximo e observar se a embarcação demora muito para baixar a proa e chegar no regime de planeio.

Esse comportamento é particularmente notório em lanchas menores que 20 pés e infláveis abaixo dos 5 m. Nesses barcos, geralmente, há uma grande concentração de peso na popa (composto pelo motor, piloto, bateria e, às vezes, pelo tanque de combustível), o que dificulta ganhar e velocidade e, em casos extremos, compromete a segurança, pois o piloto perde a visibilidade da proa durante alguns segundos preciosos, o que pode provocar até um acidente.

O hidrofólio que testamos é da marca americana StingRay. O produto está disponível, normalmente, em dois tamanhos, para ser instalado em embarcações impulsionadas por motores de popa de até 40 hp ou com potência superior a essa – como é o caso da versão escolhida para esse teste. Essa “asa de plástico” é comercializada em muitas lojas náuticas brasileiroas, a preços, geralmente, menores que R$ 450.

Para avaliar tecnicamente a eficiência do hidrofólio, usamos uma pequena lancha de console central de 18,5 pés, com um motor de popa Mercury Optimax de 90 hp. O trabalho de instalação foi muito fácil de ser executado, exigiu poucas ferramentas e furadeira e instalamos no próprio dia do teste. Você confere tudo isso e muito mais no vídeo abaixo. Assista!

Inscreva-se no canal da TV NÁUTICA no youtube para não perder nenhum novo vídeo!

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio

    No NÁUTICA Talks, Elio Crapun palestra sobre revolução dos hidrofólios nas embarcações

    Velejador abordará detalhes sobre realidade e avanços de barcos que navegam sobre fólios durante o Rio Boat Show 2024

    Casarini Boats levará mistura de bote com jet ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação inovadora será um dos destaques do evento que acontece de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    No NÁUTICA Talks, Paula Vianna mergulha nos desafios da fotografia subaquática

    Vencedora de concursos internacionais, fotógrafa é presença confirmada no Rio Boat Show 2024

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos