Tradicional grupo de canoagem promove Rio Itajaí-Açu, em Santa Catarina

0
430
Grupo Guardiões do Rio Itajaí-Açu
Guardiões do Itajaí-Açu há 20 anos mudam a concepção da modalidade em Santa Catarina

O grupo de canoístas “Guardiões do Rio Itajaí-Açu” trabalha há mais de 20 anos no estado de Santa Catarina visando evidenciar os benefícios que o rio possui. A intenção do projeto é mostrar que, além de paisagem, o rio pode ser usado para lazer e prática de esportes, por exemplo, sempre com consciência e segurança, é claro.

“Além de preservarmos o meio ambiente, estamos apresentando a canoagem como lazer e esporte. Assim como também apresentamos o potencial de cada modalidade de acordo com as condições do ambiente em cada município”, explica Jorge Luis Bacan, presidente da Federação Catarinense de Canoagem.
Há duas décadas, o grupo se iniciou com quatro pessoas e duas canoas, porém foi ganhando mais força e relevância nos últimos oito anos, quando foi feita uma limpeza nas Ilhas do Carijós, onde nasceu a parceria com a Secretaria do Meio Ambiente de Indaial/SC. Assim, desde então, já foram retirados mais de 50 toneladas de lixo do rio. Um feito e tanto! Entretanto, mesmo com todo esse trabalho de conscientização e limpeza, o descarte irregular, infelizmente, ainda é uma realidade. “O rio está mais limpo, mas não podemos parar de monitorar e preservar. Ainda existem, apesar de poucos, lugares para descarte de lixos em beira de rio”, comenta o presidente Jorge Luis.

Atualmente, o grupo conta com 80 membros, somente em Indaial, e mais 120 voluntários em vários municípios catarinenses, como Blumenau, Gaspar, Rio do Sul, Apiúna, Ibirama, Timbó, Rio dos Cedros além de Benedito Novo. O processo de atividade dos Guardiões do Rio Itajaí-Açu se inicia antes de entrarem na água, com um monitoramento do rio e das barrancas, para que assim seja feito um diagnóstico e este seja repassado para a Secretaria do Meio Ambiente, que faz a fiscalização e as notificações legais nas áreas de risco.

Leia também
» Confederação Brasileira de Canoagem inaugura museu histórico totalmente online
» Eslovênia realiza primeiro torneio de canoagem slalom pós-pandemia
» I Campeonato Pan-Americano de Canoagem Oceânica acontece no próximo fim de semana

Grupo Guardiões do Rio Itajaí-Açu
Grupo Guardiões do Rio Itajaí-Açu

Para celebrar o belo trabalho, um evento esportivo chamado Copa Aberta de Canoagem do Vale do Itajaí estava sendo planejado na intenção de promover pelo menos seis modalidades praticadas em corredeiras e, também, em águas calmas. Porém, por conta das restrições ao coronavírus, o evento não aconteceu ainda, mas é um dos planos do grupo.

Por Felipe Toniolo, sob supervisão da  jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

PUB Marine Express - 02/07/2020