Governo de São Paulo lança edital inédito para mapear a cadeia náutica de lazer no Estado

Por: Redação -
13/12/2017

A cidade de São Sebastião no litoral norte do Estado de São Paulo recebeu no último sábado, 9 de dezembro, a primeira reunião do Fórum Náutico Paulista fora da capital paulista. O evento aconteceu paralelamente ao primeiro São Sebastião Boat Show e contou com a participação de empresários do setor náutico, donos de embarcações, lideranças da região e visitantes da feira.

Durante o encontro, o presidente do FNP e chefe de gabinete e relações institucionais da Secretaria de Energia e Mineração, Marco Antonio Castello Branco, anunciou a abertura do edital de chamamento público para a realização de estudo inédito que fará o mapeamento e plano de desenvolvimento da cadeia náutica de lazer no Estado de São Paulo.

“É a primeira vez que o fórum acontece de frente para o mar no nosso Estado que possui uma costa maravilhosa e mais de 45 mil quilômetros de água doce navegáveis. O mapeamento da cadeia náutica e plano de desenvolvimento vai mostrar todo o potencial de emprego e renda desse setor”, afirmou Castello Branco.

O prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto, anunciou que a cidade voltou definitivamente para o cenário mundial de surf já que voltará a receber uma etapa do WSL e apresentou os principais projetos de infraestrutura para o desenvolvimento do turismo náutico local.

“Toda a parte técnica dos nossos projetos estão chegando ao fim e no primeiro bimestre de 2018 vamos apresentar o edital para a construção da nossa marina pública, ampliação do porto e home port para grandes cruzeiros, que juntamente com a finalização da nova rodovia dos Tamoios irá alavancar o turismo não só do litoral norte, mas também no Vale do Paraiba e serra da Mantiqueira”, disse o prefeito.

Para o presidente do Grupo Náutica, Ernani Paciornik, a cidade tem um grande potencial para o desenvolvimento do setor náutico. “Eu acredito nas pessoas e vejo aqui no futuro o maior polo náutico do Brasil, não tenho dúvida”, afirmou.

Antes do início do FNP o secretário-adjunto do Meio Ambiente do município, Auraci Manzano, fez uma apresentação sobre zoneamento costeiro, licenciamento ambiental e regularização para proprietários de marinas.

A reunião contou também com uma apresentação do capitão Herman Júnior sobre meteorologia e novas tecnologias para a navegação. A próxima edição do Fórum Náutico será dia 21 de fevereiro de 2018.

O edital está aberto no Centro de Suprimentos e Apoio à Gestão de Contratos, do Departamento de Administração e Finanças da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. O Pregão Eletrônico SDECTI 002/2017 – Processo 352/2016, tem como objetivo contratar Serviços de Elaboração do Mapeamento da Cadeia Náutica de Lazer do Estado de São Paulo, conforme especificações constantes do Termo de Referência que integra o Edital como Anexo I. A sessão pública será realizada no dia 14 de dezembro, às 09h30 no endereço eletrônico: www.bec.sp.gov.br através da Oferta de Compra n° 100103000012017OC00002.

Para mais informações sobre o edital ligue (11) 3718-6506 ou acesse a página do Fórum Náutico no Facebook.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril

    Entenda por que a duna de Jericoacoara está prestes a ser engolida pelo mar

    Cartão-postal do Ceará pode estar com os dias contados devido à interferência humana no processo de formação da duna

    NÁUTICA Talks terá papo com casal que sai de jet em busca de ondas gigantes

    Michelle de Bouillions e Ian Cosenza contarão como é viver essa experiência ao redor do mundo durante o Rio Boat Show 2024

    Barcos submersos há 7 mil anos já traziam tecnologias utilizadas até hoje

    Encontrados no fundo de um lago na Itália, barcos já carregavam consigo soluções náuticas modernas