Disfarçada de homem, foi a primeira mulher a navegar o mundo, durante expedição francesa
Por Cap. Herman Jr*
Receba as notícias da NÁUTICA direto no seu celular clicando aqui.
Nesta segunda-feira, 27 de julho, o Google homenageia, em sua página principal, o aniversário de nascimento da botânica e exploradora Jeanne Baret, mulher reconhecida como a primeira a circum-navegar o globo. Nascida em 27 de julho de 1740, em Borgonha, na França, a europeia é um ícone na navegação feminina e passou por uma grande história de superação ao se sujeitar a se disfarçar de homem e se alistar com o nome de Jean Baret, nome do seu pai, para estar nas fragatas francesas La Bouseuse e Étoile do grande navegador francês, o conde Louis Antoine de Bougainville.
No ano de 1785, reconhecida pelo Ministério da Marinha francês pela sua grande contribuição à expedição de Bougainville, Jeanne começou a receber uma pensão de 200 libras por ano por tudo que representou à navegação francesa.
“Jeanne Barré, por meio de um disfarce, circunavegou o globo em um dos navios comandados por Sr. Bougainville. Ela dedicou-se, em particular, a ajudar o Sr. Commerson, naturalista e botânico, e compartilhou com grande coragem os trabalhos e os perigos desta jornada. Seu comportamento era exemplar e o Sr. Bougainville se refere a ela com todo mérito … Sua Senhoria tem sido gentil o suficiente para conceder a esta extraordinária mulher uma pensão de duzentas libras por ano a ser retirada do fundo para militares inválidos e esta pensão será paga a partir de 1 de Janeiro de 1785″, registrou o Ministério da Marinha francês.
A ilustração mostra a exploradora a bordo de um navio, rodeada de bougainvilles. As letras “o” da palavra Google, são formadas por dois mapas náuticos. A homenagem está sendo exibida no Brasil, França, Canadá, muitos países da América do Sul, Europa, África e Ásia, além da Austrália e Nova Zelândia.
