Glacier National Park: a escolha perfeita para quem quer curtir a natureza e navegar em lagos mais calmos

0
266
glacier national park

Se você aprecia a navegação em lagos e não conhece o Glacier National Park (ou, em português, Parque Glacial Nacional), você não sabe o que está perdendo. Essa incrível obra da natureza se encontra em Montana, nos Estados Unidos, na fronteira com o Canadá, e foi fundado em 1910, como o 10º parque nacional do país

Ele tem mais de 41 mil hectares e picos escarpados, geleiras imensas e lagos cristalinos. A região foi esculpida pelas geleiras por milhares de anos, criando uma das áreas mais belas do país.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

O parque costumava atrair mais de 2 milhões de visitantes por ano, principalmente durante o verão, entre os meses de junho e setembro. Isso, porque fica mais fácil percorrer as estradas do parque nesse período, devido à ausência de neve.

Mas o Glacier National Park também permanece aberto durante o restante do ano: no inverno, entre os meses de dezembro e março, os visitantes podem fazer caminhadas na neve, escalar no gelo, praticar esqui e aproveitar para admirar as paisagens, sem as multidões habituais.

glacier national parkglacier national park

O lago McDonald, no parque, é o mais famoso e conta com algumas atividades náuticas para turistas. Infelizmente, a navegação não acontece de forma privada, ou seja, você não pode entrar no local com uma embarcação própria.

Assim, essas atividades podem seguir dois rumos principais: um mais calmo, em que os visitantes apreciam a beleza do lago na travessia em um barco simples; ou um mais radical, como os passeios de rafting nas quedas d’água, por exemplo. Dentre as opções, é possível alugar caiaques, canoas, barcos e veleiros, além de aproveitar para pescar.

glacier national park

Outro destaque do parque é a Estrada Rumo ao Sol, considerada um dos mais belos trechos de estrada do mundo. Ela é considerada um Patrimônio Histórico Nacional nos Estados Unidos, além de ser uma verdadeira maravilha da engenharia, construída em 1932. Com mais de 80 quilômetros e chegando a 2 036 metros de altura no Pico Logan, essa majestosa rodovia oferece vistas inigualáveis.

Leia também

» Atibainha, a represa surpresa de São Paulo, em Nazaré Paulista

» As outras águas de Angra: um tour pela Baía de Ilha Grande. Não perca!

» O caminho de Cananéia: veja algumas dicas para navegar na cidade

glacier national park

De carro, a viagem sem paradas leva duas horas e apresenta vistas impressionantes: lagos glaciais, cachoeiras, florestas e assim por diante. Logo no início do trajeto, vale a pena fazer uma parada no Wild Goose Island Overlook (Mirante da Ilha Wild Goose), para ver uma das áreas mais fotografadas do parque.

Outra parada que também faz muito sucesso é a sétima maior geleira do parque, no Jackson Glacier Overlook (Mirante da Geleira Jackson). A região também conta com cachoeiras impressionantes, como a McDonalds, a Bird Woman e a Haystacks, que alcançam mais de 170 metros de altura.

glacier national parkglacier national park

A Weeping Wall, próxima ao Pico Logan, é uma formação geológica única que também faz jus à fama que tem. Ali, a água brota das rochas, jorrando nos carros durante a primavera, entre março e junho. Como o Serviço Nacional de Parques oferece transporte grátis, você pode esquecer o carro e se concentrar na vista.

glacier national park

glacier national park

Seguindo pela Estrada Rumo ao Sol, o Sunrift Gorge (Desfiladeiro Sunrift) também leva a uma trilha muito procurada pelos visitantes. Essa trilha conduz à Baring Falls, uma cachoeira de 7 metros de altura que deságua no lago St. Mary. O trecho, de mais de um quilômetro de extensão, é repleto de cachoeiras menores.

O ponto final, na própria Baring Falls, também leva ao lago glacial de águas verde-azuladas. Lá, os visitantes podem sentar-se à beira da água para observar a pesca de pequenos pássaros cinzentos, típicos da região.

glacier national park

Além de conhecer as mais variadas paisagens ao longo da natureza exuberante no parque, o visitante também tem a opção de aproveitar um dos característicos chalés ou pousadas da região, que foram construídos no estilo suíço lá no início do século XX.

glacier national parkglacier national park

E graças à posição do Glacier, no extremo norte dos EUA, é um excelente local para ver a aurora boreal ou a Via Láctea em uma noite sem luar.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Hindy - Rifaina