Flyer, de 1986, participará dos Clássicos na Semana de Vela

Por: Redação -
10/07/2017
Flyer - Diário de Bordo

O barco Flyer está confirmado na disputa da Semana de Vela de Ilhabela 2017 na categoria dos Clássicos. O veleiro da Marinha Mercante – um Cal 9.2 construído em 1986 – esteve na disputa do evento ano passado, mas entre os RGS Silver.

Os seis integrantes são da EFOMM – Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante, que é um curso superior dado pela Marinha do Brasil para civis tripularem navios como petroleiros, cruzeiros e cargueiros, por exemplo.

“O principal objetivo para nós é promover o amor ao mar nos nossos atletas, que são futuros marinheiros, e levar o nome da nossa Escola a um maior público da comunidade náutica. Dito isto, sempre vamos para a raia para lutar pelo ouro! É um campeonato dificílimo, cheio de concorrentes de peso, mas vamos dar o nosso melhor para conseguirmos um lugar no pódio”, disse Lucas Tostes, integrante do Flyer, que tem patrocínio do Conselho Nacional de Praticagem – CONAPRA e do Instituto Rumo ao Mar – RUMAR.

Segundo Lucas Tostes, o Flyer é mais conhecido pela viagem que fez em 2010-2012, com os donos anteriores (um casal com dois filhos): O barco subiu toda a costa do Brasil até Fortaleza, cruzou para o Caribe, navegou pelas ilhas por cinco meses, atravessou o Atlântico, passou pelos Açores, por Portugal e chegou até Gibraltar antes de voltar para o Brasil via Canárias e Cabo Verde, num total de quase dois anos.

“O barco acabou de entrar no critério de idade necessário para a classe e, como a classe Silver não existe mais e é um barco mais de cruzeiro, achamos que será mais divertido e competitivo nesta classe. Uma experiência nova”, reforçou Lucas Tostes.

“Na Semana de Vela do ano passado chegamos a vencer duas regatas na categoria RGS-Silver, mas tivemos problemas num dia de vento forte sul resultando em várias quebras e acabamos perdendo um dia inteiro de regatas. Esse ano estamos com vela nova, o barco mais preparado e cheios de vontade! A regata Alcatrazes por Boreste também foi uma experiência marcante, pois foi o primeiro contato da maior parte da tripulação com navegação eletrônica e noturna além, é claro, do encontro com as baleias jubarte”.

A edição 2017 da Semana de Vela de Ilhabela já conta com 12 embarcações na categoria Clássicos, a mesma do Flyer.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Arqueólogos encontram restos de navio de guerra naufragado em 1742

    Construída em 1647, embarcação britânica HMS Tyger afundou após encalhar em uma região de corais na Flórida

    No NÁUTICA Talks, Pedro Rodrigues dá dicas de elétrica para barcos

    Velejador e eletricista náutico compartilhará conhecimentos valiosos no bate-papo realizado dentro do Rio Boat Show 2024

    Ursos-negros são flagrados passeando em pedalinho com formato de cisne; assista

    Momento curioso foi registrado em parque safari do Reino Unido, e atraiu milhões de visualizações nas redes sociais

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril