Festival de esportes aquáticos tem abertura nesta sexta-feira, em Ilhabela

Por: Redação -
11/04/2019
Foto: Divulgação

Consolidado como um dos maiores festivais de esportes aquáticos do Mundo, o Aloha Spirit é muito mais do que um campeonato esportivo e com atuações efetivas nas áreas social, cultural e ambiental. Prova disso é o tema escolhido para essa edição, “A Simbologia da Água”, buscando engajamento e atitudes dos participantes e do público presente em boas práticas em prol da sustentabilidade.

O evento terá a cerimônia de abertura nesta sexta-feira (12), às 19 horas, na Praia do Perequê, em Ilhabela, litoral norte de SP. O encontro será realizado no Espaço Conexões com o congresso técnico geral para todas as modalidades em ação no sábado e domingo (13 e 14), reunindo milhares de atletas, e logo após, o idealizador e organizador do Festival, João Castro, receberá a médica de aventura Karina Oliani e a apresentadora Carol Knopf para uma discussão sobre o que o Aloha busca alcançar e seu projeto ambiental.

Karina foi escolhida como “embaixadora” do Festival no tema “A Simbologia da Água” e conversará com o público sobre o que tem visto pelo Mundo, a agressão ambiental em larga escala, levantando essa bandeira de forma mais séria. “A gente não vai falar só de meio ambiente e o quanto o plástico é agressivo. Queremos começar a pegar essas pessoas e influenciá-las para quem mudem, de verdade, pequenos hábitos”, afirma João Castro.

Segundo ele, todas as ações do Festival se conectam ao tema criando uma “onda” de conscientização sobre a importância da preservação. “Também será lançada a plataforma de educomunicação Cola Bora Ativa, uma iniciativa de educação para a sustentabilidade que integra a campanha, em parceria com o Sebrae, com a ONU e seus projetos Mares Limpos e o projeto Menos 1 Lixo”, reforça.

Na questão ambiental, o Aloha Spirit terá uma grande programação de atividades em várias faixas etárias e diferentes tipos de público. “No Aloha Spirit, a água não representa apenas um ambiente onde fazemos a nossa celebração e o nosso encontro, em sua essência, ela contempla aspectos simbólicos que nos convida na edição de 2019 a refletir, observar, conhecer e nos inspirarmos para o estabelecimento de relações mais cuidadosas com este importante elemento gerador da vida”, argumenta o organizador.

As ações começarão “de dentro para fora”, incluindo a própria equipe da organização do evento, com a redução e gerenciamento de resíduos. Entre as práticas a serem adotadas estarão: utilização de restaurante local, evitando a geração de marmitas descartáveis; kit lanche do staff sem uso de embalagens plásticas e isopor, camisas da produção sem uso de embalagens plásticas.

LEIA TAMBÉM
>> Motores de popa a gás propano da Lehr serão uma das atrações do Rio
>> 1ª etapa da Copa Suzuki chega ao fim em Ilhabela
>> Jeanneau anuncia novo conceito de embarcação que une mono e multicasco

Também não serão usados canudos descartáveis (com canudos de bambu à venda); os resíduos orgânicos serão destinados para um pátio local de compostagem para uso em uma hora medicinal da ilha; os resíduos recicláveis serão acondicionados em lixeiras sinalizadas e destinados para o sistema de gerenciamento da ilha; para completar, serão disponibilizadas bituqueiras para o adequado armazenamento e destino final desse tipo de resíduo.

Além disso, a área de atendimento terá monitores da Ilha, incluindo jovens, mulheres e pessoas com deficiência e será realizada a qualificação de equipes de atendimento para atuarem como agentes ambientais. Na infraestrutura, serão utilizados elementos naturais que possuem menor pegada energética e que contribuem para aproximar as pessoas da natureza.

Também serão promovidas experiências de engajamento em torno do tema do Aloha. Entre elas, a roda de conversa com a ativista ambiental Karina Oliani; oficinas de educação ambiental bem como mutirão de limpeza em córrego e praia com crianças de escolas públicas locais; oficina kits sobre a problemática dos resíduos em parceria com a ONG Seu Lixo Meu; aulas de yoga; oficina de frases afetivas com a equipe de atendimento; painel interativo para registro do Manifesto Aloha Ilhabela: “O que eu faço por um mundo melhor”; e concurso de frases criativas sobre a Simbologia da Água, com a participação do público para estampar nas sinalizações do evento.

Já nas disputas esportivas, sábado e domingo, o Aloha Spirit terá uma provas já tradicionais, como va’a, conhecidas como canoas havaianas ou polinésias, natação em águas abertas, surfski, paddleboard, waterman e o stand up paddle (SUP), valendo pelo Circuito Mundial da Paddle League. Outra atração será a beach run, uma corrida de montanha.

O Aloha Spirit 2019 tem os patrocínios de Corona (Ambev) e Prefeitura Municipal de Ilhabela. Apoios: Mares Limpes e Menos um Lixo. Realização: Associação Magna de Desportes e Ecooutdoor com gestão e produção da Intercult e correalização da Secretaria de Turismo de Brasília.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Estudo com barcos submersos há 7 mil anos revelou que embarcações possuíam tecnologias utilizadas até hoje

    Encontrados no fundo de um lago na Itália, barcos já carregavam consigo soluções náuticas modernas

    Marte influencia oceanos da Terra com “redemoinhos gigantes”; entenda

    Ciclos provocados pela interação entre os planetas faz com que as correntes oceânicas profundas fiquem mais vigorosas

    NÁUTICA Talks recebe Álvaro de Marichalar em papo sobre volta ao mundo de jet

    Detentor de vários recordes no mar, explorador estará presente na série de palestras que acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Nova V550 e jet elétrico serão destaques da Ventura no Rio Boat Show 2024

    Maior lancha da marca e primeiro jet elétrico do Brasil estarão ao lado de outros 11 produtos da marca no salão, de 28 de abril a 5 de maio

    Casal transforma container de navio em casa aconchegante e sustentável

    Paul e Cathy utilizaram materiais reciclados para construir os ambientes e criaram sistemas ecológicos para manter uma vida minimalista