Área de farol localizado no Espírito Santo é reaberta ao público

0
436
O Farol Santa Luzia, localizado no município de Vila Velha-ES, foi reaberto ao público, no dia 21 de dezembro de 2019, após obras de qualificação do espaço. A solenidade de entrega das obras contou com a presença do Comandante do 1º Distrito Naval, Vice-Almirante Flávio Augusto Viana Rocha, do Capitão dos Portos do Espírito Santo, Capitão de Mar e Guerra Silvio Fernando Ferreira, do Comandante da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo, Capitão de Fragata Marcelo Maza Quadros, e do Presidente da Autoglass, Kleber Chieppe.
Em 5 de novembro de 2019, o espaço foi fechado para obras, visando à revitalização e qualificação da área, para melhor receber capixabas e visitantes. A execução do projeto foi realizada em 45 dias e incluiu intervenções na área física que garantiram a acessibilidade e o melhor aproveitamento do espaço com a criação de dois mirantes. Também foi realizada a alteração da rede elétrica, incluindo a instalação de lâmpadas de led nos postes e manutenção das instalações de uso comum, como a sala do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e o projeto luminotécnico do Farol, trazendo ainda mais beleza ao equipamento.
Instalado no município de Vila Velha em 1871, na entrada da Baía de Vitória (em uma área da União, sob responsabilidade da Capitania dos Portos do Espírito Santo – CPES), o Farol Santa Luzia tem 17 metros de altura e orienta embarcações distantes até a 60 quilômetros da costa com sua lâmpada de 3 mil watts de potência.
Considerando sua posição privilegiada, de onde se tem uma visão ampla dos municípios de Vitória e de Serra, além da entrada da Baia de Vitória, a área do Farol Santa Luzia é bastante visitada desde sua reabertura ao público, em novembro de 2016, possibilitada por meio da assinatura de um Termo de Cooperação entre a CPES e a Prefeitura Municipal de Vila Velha (PMVV). Desde então, o espaço tem se firmado como um importante ponto turístico do município, somente recebendo menos visitantes que o Convento da Penha e a fábrica de Chocolates Garoto.
A cerimônia de reabertura realizada em dezembro contou, ainda, com a presença do Secretário Estadual de Turismo, Dorval Uliana, do Contra-Almirante (Ref) Carlos Alberto Pimentel Mello, da Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-ES), Elisa Machado Taveira, e do Subcomandante do 38º Batalhão de Infantaria, Tenente-Coronel Cláudio Melo de Oliveira.
As visitas ao farol são gratuitas e acontecem de terça a domingo, das 9h às 16h30, sob a coordenação da PMVV.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Schaefer770