F1 dos barcos

Por: Redação -
11/08/2015

A F1H2O – fórmula 1 das águas – bateu recorde de público depois de mais de 30 anos de sua existência. A marca histórica contou com a presença de 200 000 pessoas, que puderam assistir de perto a última etapa do circuito 2015 na Europa, às margens do rio Douro, na cidade de Porto, em Portugal, nos dias 1 e 2 de agosto. O recorde anterior pertencia a cidade de Liuzhou, na China, com 150 mil pessoas de público no ano passado, segundo os organizadores.

Foi o 14º Grande Prémio de Portugal de F1 de Motonáutica que resultou em uma corrida cheia de emoção. O francês Philippe Chiappe, campeão do mundo, teve muito trabalho durante a corrida para conquistar a sua primeira vitória desta temporada. Ele, que representa o Team China, subiu do quarto para o segundo lugar do campeonato, ficando a apenas um ponto do líder Shaun Torrente, do Team Victory, que acabou na quinta posição.

A briga começou na qualificação, quando Sami Selio do Team Mad-Croc Baba fez a pole position, largando na frente e conseguindo se manter em primeiro lugar durante, aproximadamente, um terço da corrida, até que o piloto francês Philippe Chiappe o passou. Ao perder algumas posições, Sami Selio passou a pilotar agressivamente para se manter no pelotão de frente, mas uma fechada do italiano Alex Carella fez o finlandês decolar, dando um looping espetacular no ar e caindo na água a uma velocidade aproximada de 200 km/h, o que finalizou sua participação na corrida. Após o termino da corrida, Sami Selio foi tirar satisfação com Alex Carella, pois sua manobra poderia ter causado um acidente mais sério. Este acidente polêmico ainda vai dar o que falar, pois durante a semana seguinte Sami Selio deu entrevistas sobre o ocorrido e sua indignação.

Em segundo lugar, ficou Erik Stark, do Team Emirates, que largou na quarta posição, e em terceiro Alex Carella, do Team Abu Dhabi. O piloto Youssef Al Rubayan, do Team Atlantic, conseguiu se manter em terceiro lugar no campeonato mesmo ficando em oitavo na competição, pois havia conquistado a sua primeira vitória na corrida anterior, em Evian (França).

No meio de um circuito com retas longas e curvas fechadas pela pequena distância das margens do rio – ao contrário dos costumeiros circuitos mais largos -, a prova teve momentos de tensão e de emoção o tempo todo graças às constantes ultrapassagens e impressão de decolagem dos barcos, parecendo que iriam capotar ou dar um looping, devido à agitação das águas.

A próxima etapa será no dia 2 de outubro em Liuzhou, na China, e promete disputas acirradas, principalmente por ter Shaun Torrente e Philippe Chiappe com diferença de apenas 1 ponto pela liderança do campeonato, além de Youssef Al Rubayan e Erik Stark empatados na pontuação. Sem falar nas outras equipes que prometem surpresas, como a Victory Team – que tentará antecipar a estreia de seu novo barco desenvolvido e projetado por eles.

Confira alguns registros do evento:

 

Lebos Chaguri é piloto e especialista em barcos de corrida

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos

    NÁUTICA Talks: velejador Silvio Ramos palestra sobre "cruzeiro dos sonhos" no rio Amazonas

    Criador do BRally, o empresário contará como foi a circum-navegação, em bate-papo que acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    Governo abre inscrições para curso gratuito de Condutor de Turismo Náutico

    Formação, totalmente online, foi criada em parceria do Ministério do Turismo com Universidade Federal Fluminense

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2018

    Das lanchas de entrada aos grandes iates, o público pôde ver de perto opções para todos os gostos e bolsos

    Torre abandonada do século 17 vira refúgio em meio ao mar da Itália

    Local construído como um edifício militar ganhou novos ares com ação da natureza