Expedição com 120 pessoas encerra ano de sucesso de São Sebastião (SP) na canoagem

0
1668

O Instituto São Sebá Va’a realizou, no último final de semana, mais uma expedição de Canoa Polinésia com saída de Ilhabela para a praia do Bonete, com 120 pessoas. O evento, que durou mais de seis horas com 60b km percorridos, encerrou um intenso calendário de atividades em 2018. Agora, o grupo se prepara para ampliar ainda mais seu projeto no próximo ano após um 2018 com conquistas e crescimento de projeto social.

O Secretário Municipal de Esportes de São Sebastião (SP), Philipe Marmo, participou da expedição e se surpreendeu com o trabalho do grupo. Segundo Marmo, “é muito importante para São Sebastião ter um projeto aberto à sociedade de estímulo a práticas esportivas e de saúde. A Prefeitura reconhece e valoriza esse tipo de iniciativa”.

Ao longo deste ano, o grupo manteve como atividade fixa o “Canoa para Tod@s”, com remadas no Canal de São Sebastião, partindo da Praia do Porto Grande. O projeto acontece diariamente, é gratuito e aberto a toda sociedade. “Queremos todo mundo remando. A diversidade de pessoas é a marca do nosso clube. Quanto mais plural for uma canoa, maior o significado da remada”, enfatiza Georgia Michelucci, idealizadora do projeto Canoa para Tod@s que somente em 2018 atendeu cerca de 1 mil pessoas de todas as classes sociais, sexo e idade, além de pessoas com mobilidade reduzida. Dos participantes, cerca de 400 remadores são fixos.

Fotos: Divulgação

LEIA TAMBÉM
>>Levefort lança nova versão do pontoon boat Sundeck 22
>>Iate de Eike Batista é arrematado por R$ 14,4 milhões
>>Beneteau e Peugeot ganham prêmio pela colaboração Sea Drive Concept

O São Sebá Va’a também participou de provas e campeonatos nacionais, Sulamericano e mundial de canoagem Va’a no Tahiti, conquistando 1º e 2º lugar no Ranking Aloha Spirit 2018, uma das maiores competições do Brasil, nas categorias OC6 Mista Geral e Masculino Estreante, respectivamente.

O surgimento de categorias como Para Va’a e Master 60+ Feminino é um ponto forte das conquistas recentes. São equipes que despontam com muita garra e determinação à prática da modalidade, impactando na vida pessoal de cada atleta e contribuindo para o desenvolvimento do esporte coletivo no Brasil.

Para o próximo ano, o Instituto pretende ampliar o Projeto Canoa para Tod@s, dar sequência na participação dos campeonatos e estreitar laços com a comunidade caiçara, a fim de estimular a realização de vivências com as Canoas Polinésia e Caiçara: “O ano de 2018 foi um ano difícil para todos nós, ao mesmo tempo muito especial para o Instituto São Sebá Va’a. Conseguimos ampliar nosso projeto de maneira expressiva, levamos a canoa a centenas de pessoas da cidade e a canoa levou São Sebastião a outros milhares em cada campeonato que participamos, sempre com grande destaque. Portanto, fazemos um balanço positivo deste ano e nos preparamos para que 2019 seja ainda melhor”, avalia Robson Bitencourt, presidente do Instituto.

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones