Evolve Boats celebra 10 anos de atividades com crescimento da marca

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Foto: Divulgação

Com muito prestígio nas águas, o estaleiro catarinense Evolve Boats está comemorando 10 anos de atividades. Com fábrica na cidade de Palhoça, região metropolitana de Florianópolis, a Evolve Boats iniciou suas atividades em setembro de 2009 com um pequeno galpão de 500 metros quadrados de área construída e 12 funcionários, onde produzia duas lanchas por mês. Pouco depois, já eram 1 300 m² e o dobro da produção. Logo, as lanchas da Evolve passaram a ser expostas no São Paulo Boat Show e no Rio Boat Show, os principais salões náuticos do país, o que deu mais visibilidade para a marca e permitiu sua rápida expansão. Com números sempre crescentes, a área fabril saltou para 2 900 m² em 2014.

Atualmente com cerca de 50 funcionários, a Evolve produz dois modelos de lanchas: as elogiadíssimas 270 Cab (com mais de 200 unidades entregues) e a 360 HT (com mais de 30 unidades na água), que competem no mercado nacional e até já cruzaram fronteiras. As lanchas do estaleiro catarinense também já foram expostas até no International Boat Show de Fort Lauderdale, no sul da Flórida, considerado o evento mais importante do calendário global de feiras de barcos.

O sucesso é resultado do uso de tecnologia de ponta e das melhores matérias-primas, aliado ao acabamento de primeira qualidade e ao conhecimento que seu presidente, Ricardo Wilges, adquiriu em mais de 15 anos de trabalho no mercado náutico. Os olhos do dono estão atentos a cada detalhe: nos projetos, na linha de montagem e até na entrega técnica.

A história começou um pouco antes, em 2004, quando Ricardo atuou como colaborador do extinto estaleiro gaúcho Piaggia Boats, fabricante das lanchas Evolution. Em setembro de 2009, a partir da aquisição dos moldes de dois modelos das lanchas Evolution, a 255 cab e a 265 cab, ele fundou a Evolve Boats. Desde então, fazendo jus ao nome, o estaleiro não parou de crescer.

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A escolha do nome não poderia ter sido mais feliz, e precisa: Evolve, em inglês, significa evoluir, e o estaleiro se sustenta na busca pela inovação. Em português, também existe o verbo evolver, sinônimo de evoluir. A ideia de Wilges era essa mesmo: vender junto com o nome da empresa a identidade da marca. Simples, curto e de fácil memorização, Evolve sugere crescimento com evolução. De fato, desde que nasceu, a empresa só cresceu, especialmente na padrão de qualidade da construção de suas lanchas. “Nosso principal desafio é manter o foco constante na evolução e desenvolvimento de nossos produtos e processos. O resultado disso é a satisfação de ver nossos clientes felizes”, conta Ricardo Wilges, presidente da Evolve Boats. “A facilidade de navegar, mesmo com motores de baixa potência, é um dos diferenciais da marca, junto com o ótimo aproveitamento do espaço, o acabamento cuidadoso e o preço atraente. Além de apresentar uma ótima relação custo-benefício, as lanchas da Evolve são adequadas às condições de sol e calor de um clima tropical como o nosso. São tão bonitas, bem feitas e confortáveis quanto as importadas, porém, bem mais funcionais”, destaca Wilges.

Pegue-se, por exemplo, a 360 HT que foi totalmente desenvolvida e projetada pelo estaleiro. Lançada em fevereiro de 2017 acompanhando uma tendência da indústria náutica, essa 36 pés é uma lancha de teto solar (o chamado hardtop) perfeita para passeios durante o dia, levando até 13 pessoas a bordo, mas com uma cabine com acomodações para seis pessoas em pernoite. Logo que foi lançado, o modelo caiu no gosto dos clientes, por conta de três fatores fundamentais: o design, o aproveitamento de espaço interno e a qualidade do acabamento. “O corredor lateral de acesso à proa com 30 cm de largura, em cada bordo, é um dos pontos altos dessa lancha”, avalia Wilges, que recentemente lançou moda com um banco adaptado no guarda-mancebo na proa, resolvendo um “problema” de lanchas deste porte: o pouco aproveitamento desse espaço, quando o barco está parado. Todo mundo adorou.

Outra preocupação do estaleiro é permitir que o cliente escolha a cor e os acessórios internos de suas lanchas, que ganham a cara do freguês. No caso da 360 HT, por exemplo, a possibilidade de customização permitiu a um comprador o fechamento do camarote principal com uma porta de correr, o que resultou em ainda mais privacidade à tripulação. Tudo isso coordenado com muito bom gosto.

A Evolve Boats tem planos de expansão e pretende lançar em breve outros dois modelos: uma lancha maior, de 42 a 45 pés, nas versões Hard Top e Fly, e outra cabinada na faixa de 33 pés. Deu para entender por que a Evolve Boats é uma marca que cresceu continuamente ao longo de seus 10 anos de existência? A evolução não está apenas no nome.

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