Evento teste

Por: Redação -
08/08/2014

O Aquece Rio International Sailing Regatta está chegando ao fim. Nesta quinta-feira foram realizadas as medal races das classes RS:X masculino e feminino e o Brasil participou das duas. Bimba Winicki encerrou a sua participação na competição na 6ª colocação, enquanto Patrícia Freitas ficou em 7º.

O dia começou com vento muito fraco e, por isso, as Comissões de Regata optaram por deixar os velejadores esperando em terra. Já passava das 14h quando finalmente as regatas começaram.

Na raia do Pão de Açúcar, bem próxima do público, foi realizada primeiro a medal race masculina e, em seguida, a feminina. O vento estava bastante fraco em ambas e o físico dos velejadores foi bastante exigido. No final, o título ficou com o holandês Dorian Van Rijsselberge e com a francesa Charline Picon.

“Foi um campeonato muito bom, eu tinha o objetivo de ficar entre os cinco, mas acabei em sexto. Mais uma vez a baía de Guanabara surpreendeu com o regime de ventos. Este foi o segundo teste que a classe fez para as Olimpíadas e desta vez tivemos oito regatas com vento e uma sem vento. Preciso admitir que a baía está mesmo ficando mais limpa, mas ainda falta a conscientização das pessoas para que não joguem mais lixo nas praias”, disse Bimba.

As outras oito classes também sofreram com o vento fraco. O 49erFx chegaram a ir para a água, porém não velejaram. As demais fizeram apenas uma regata cada.

“O vento estava bem fraco na raia da Ponte e a regata seria decidida na largada. Eu achei que ia dar na esquerda e realmente era o lado certo. Montei já em primeiro, mas aí o vento diminuiu muito e surgiu a dúvida se a regata seria anulada ou não. Acabou tendo um encurtamento de percurso e a regata foi completada. Estou bem feliz e este resultado me faz subir um pouco no acumulado. O inglês e o australiano estão bem consistentes esta semana, mas ainda faltam mais três regatas amanhã e, se conseguirmos completar, espero conseguir encostar mais neles para a disputa da Medal Race”, disse Robert Scheidt, que está em quarto na Laser.

As regatas continuam hoje e a previsão é que o vento apareça mais forte na raia da Baía de Guanabara.

Foto: Fred Hoffmann/Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Arqueólogos encontram restos de navio de guerra naufragado em 1742

    Construída em 1647, embarcação britânica HMS Tyger afundou após encalhar em uma região de corais na Flórida

    No NÁUTICA Talks, Pedro Rodrigues dá dicas de elétrica para barcos

    Velejador e eletricista náutico compartilhará conhecimentos valiosos no bate-papo realizado dentro do Rio Boat Show 2024

    Ursos-negros são flagrados passeando em pedalinho com formato de cisne; assista

    Momento curioso foi registrado em parque safari do Reino Unido, e atraiu milhões de visualizações nas redes sociais

    No NÁUTICA Talks, ex-piloto de avião Renato Oliveira vai contar como foi dar volta ao mundo em veleiro

    Renato levará experiência que levou 3 anos à série de palestras que acontecem durante o Rio Boat Show 2024

    FS Yachts lança nova lancha FS 355, com duas opções de motorização

    Lançamento do estaleiro catarinense vai ganhar as águas já na primeira semana de abril