Estaleiro finlandês projeta seu primeiro veleiro com hidrofólio

0
727
canova

O Canova é o mais novo projeto da finlandesa Baltic Yachts, que promete surpreender o mercado náutico. A novidade é um veleiro com hidrofólio pensado para não deixar de lado o conforto dos hóspedes.

O modelo de 142 pés (43 metros) chama atenção por ser a primeira embarcação equipada com uma lâmina transversal do Sistema de Estabilidade Dinâmica (DSS).

canovacanovacanova

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

A lâmina foi projetada para, quando implantada, trabalhar para aumentar a velocidade e amortecer e, assim, melhorar o conforto.

Ele também é equipado com um sofisticado sistema de propulsão elétrica a diesel e a hidrogênio, reduzindo o uso de combustível fóssil e permitindo que o iate seja usado por longos períodos em modo “silencioso”.

canovacanovacanovacanova

Os níveis de vibração e ruído são reduzidos pelo uso de um motor de propulsão elétrica, alimentado por baterias de íon de lítio, carregadas por uma combinação de geradores tradicionais e hidro-geração movida a hélice.

O Canova foi projetado para navegar de forma rápida, confortável e eficiente e, além disso, seu proprietário deseja ser capaz de manter e prestar assistência ao superiate sem a necessidade de recorrer a um estaleiro especializado.

Leia também

» Azimut Grande Trideck é o maior modelo construído pela Azimut Yachts até hoje. Conheça

» Estúdio norueguês apresenta projeto de megaiate explorador de 133 metros

» Primeiro modelo da linha Atlantis fabricado no Brasil pela Azimut será lançado no 2º semestre

canovacanovacanovacanovacanova

O Canova também foi coroado o superiate à vela do ano em 2020, no World Superyacht Awards, com o júri comentando que ele “influenciará o futuro dos superiates a vela”.

canovacanova

A equipe de design é extensa, incluindo Gurit e BAR Technologies, mas muito crédito é dado ao proprietário por sua visão. “Tudo começou no verão de 2015, quando o proprietário deu início a essa busca de unir novas tecnologias, concepção de volumes e eficiência energética em um iate”, destaca Belleri, o CEO da Baltic Yachts.

A impressionante suíte de largura total do proprietário desfruta de um espaço exclusivo de mais de 65m² e está localizada quase à meia-nau, onde há menos movimento e mais conforto.

canovacanovacanova

As características do camarote principal incluem uma cama dobrável, sofá, área de trabalho, closet, banheira de carbono e sauna.

Além do camarote do proprietário, ainda há 3 outros camarotes para abrigar aos hóspedes, além da tripulação.

Veja mais detalhes no vídeo abaixo:

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

Hindy - Rifaina