Estaleiro alemão apresenta dois novos catamarãs elétricos. Conheça

0
770
Ocean Eco 60 Explorer - foto © Alva Yachts

A Alva Yachts, estaleiro alemão que desenvolve barcos exploradores e ecológicos, revelou no final de 2020 dois novos catamarãs elétricos. O Ocean Eco 60 Explorer e o Ocean Eco 90 Explorer serão adicionados a gama de barcos exploradores da marca. Apesar de diferentes, o conceito desses dois lançamentos é o mesmo.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Ocean Eco 60 Explorer

Ocean Eco 60 Explorer – foto © Alva Yachts

O Ocean Eco 60 Explorer é um cruzador elétrico de longo alcance com assistência solar e inovador que se adapta perfeitamente aos clientes que gostam de fazer um cruzeiro e explorar enquanto navegam. Nele, existem duas cabines de pilotagem ao longo do convés principal, uma na popa e outra no convés de proa. 

Além disso, o interior desta embarcação é bem espaçoso e tem seus ambientes interligados. De lá, é possível acessar tanto a parte inferior do navio quanto a superior. Na inferior estão os camarotes e o cliente pode escolher dois layouts diferentes: um com três camarotes, com a do proprietário ocupando todo o casco de estibordo e outro para uso fretado, com quatro camarotes.

Ocean Eco 60 Explorer – foto © Alva Yachts

Na parte superior, um belo e amplo flybridge pede passagem. Seu acesso pode ser feito pela parte inferior já citada ou por uma segunda, exterior, que liga o cockpit ao balcão superior e aos conveses laterais.

Com comprimento de 18 metros, o Ocean Eco 60 Explorer possui dois motores elétricos e uma grande bateria. As baterias são alimentadas pelos painéis solares e por um gerador auxiliar, que pode ser substituído por uma célula de combustível de hidrogênio para, assim, se livrar de emissões.

Leia mais:

>> Marinheiro inglês se prepara para quebrar o recorde mundial de navegação solo

>> Organização holandesa anuncia parceria para limpar os rios mais poluídos do mundo. Entenda

>> Novas marinas e incentivo ao turismo náutico: conversamos com Fausto Franco, secretário de Turismo da Bahia

Ocean Eco 90 Explorer

Ocean Eco 90 Explorer – foto © Alva Yachts

As linhas elegantes e contemporâneas, como no Ocean Eco 60 EX, são projetadas especificamente para propulsão elétrica, de forma que o espaço para painéis solares seja maximizado. Em relação a isso, uma vantagem é que espaço não falta: são 27 metros de comprimento.

Neste caso, o convés inferior abriga quatro camarotes para os convidados e três para a tripulação. Há, ainda, uma espaçosa cabine integrada dos proprietários no flybridge com espaços de entretenimento internos e externos. Além disso, o nível principal possui um bar (diferencial desse modelo), fora uma grande sala de jantar e de estar.

Ocean Eco 90 Explorer – foto © Alva Yachts

Existem muitas vantagens competitivas do Ocean Eco 60 e 90 Explorer, quando comparado com outros modelos. Os mais evidentes são o enorme espaço habitável, a versatilidade dos interiores, a segurança da navegação e a navegação livre de emissões.

Por Gustavo Baldassare sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Teste Azimut 62