Equipes de Ilhabela e São Paulo investem no futuro da vela nacional

Por: Redação -
11/07/2019
Foto: Paulo Stefani

No mesmo dia em que Robert Scheidt conquistou o índice para disputar sua sétima Olimpíada, meninos e meninas encararam o vento de Ilhabela em busca do sonho de também conquistar o mundo da vela no futuro. A 46ª Semana de Monotipos de Ilhabela definiu os campeões da temporada 2019 nesta terça-feira (9) e a classe Optimist, com velejadores a partir de 8 anos de idade, reuniu 56 crianças e jovens. Destes, 42 representam o Yacht Club Santo Amaro (YCSA) e a Escola de Vela Lars Grael, de Ilhabela, o equivalente a 75% dos barcos na água nessa categoria.

Outro dado que atesta o papel das duas entidades na formação da nova geração está no volume de participantes na categoria estreantes. A Escola de Vela Lars Grael – um projeto da prefeitura que usa o aprendizado do esporte como ferramenta de socialização – inscreveu 20 barcos na classe Optimist da Semana de Monotipos, sendo 15 na categoria estreantes. Já o Yacht Club Santo Amaro, clube responsável por revelar o bicampeão olímpico Robert Scheidt, levou 22 velejadores para a cidade do litoral norte, reunindo 13 na categoria destinada aos meninos e meninas que disputam as primeiras competições da carreira.

“Tradicionalmente, a Semana de Monotipos vale como porta de entrada para a vela e também revela talentos. Além disso, a oportunidade de crianças e jovens velejar e conviver com atletas mais experientes e alguns nomes consagrados é outro fator importante na formação das futuras gerações. Neste ano não foi diferente, com o benefício de termos reunido quatro campeões mundiais na classe Snipe, além de velejadores de outros países”, avalia o coordenador técnico Cuca Sodré.

Entusiasta da vela, o secretário de Esportes de Ilhabela, José Roberto Jesus, também destaca a importância da Semana de Monotipos. “É sempre uma alegria ver o canal de São Sebastião repleto de barcos e suas velas balançando ao sabor do vento. Temos investido bastante na formação de novos velejadores, fazendo da Escola Lars Grael uma referência, dando condições para que as crianças possam aprender o esporte e se desenvolver, sem descuidar dos estudos. Temos um multicampeão como o Alexandre Paradeda como técnico e tenho certeza que formaremos grandes velejadores”. A Escola de Vela tem 167 alunos e uma equipe de competição, que varia entre 25 a 30 velejadores, atuando nas classes Optimist, 420 e Snipe.

LEIA TAMBÉM
>>Barco elétrico recria Kombi da Volkswagen nas águas
>>Criado pelo mais famoso projetista de veleiros do Brasil, o Pop 25 pode ser feito em casa
>>Robert Scheidt atinge índice para os Jogos de Tóquio 2020

Feras na água – Enquanto crianças e jovens iniciavam sua jornada, os adultos deram um verdadeiro show de velejada. Sede do Campeonato Mundial de Snipe em outubro deste ano, a Ilhabela recebeu quatro campeões do mundo nesta edição da Semana de Monotipos. E coube a um deles, o bicampeão Bruno Bethlem (2009 e 2013) a honra de levantar o título. “O campeonato foi muito competitivo, pois os principais nomes do Brasil estiveram aqui, além de alguns estrangeiros. Foi um ótimo treino visando o mundial, com condições estavam muito boas, tanto de tempo quanto as raias. Estou muito feliz com essa conquista”, avaliou ele, que velejou ao lado de Daniel Claro.

Além de Bruno Bethlem, a classe Snipe reuniu mais três campeões mundiais: o brasileiro Alexandre Paradeda, o cubano Nélido Manso Lopez e o uruguaio Ricardo Fabini. Fora da água, mais um campeão do mundo marcou presença em Ilhabela, Bruno Prada, pentacampeão de Star, foi técnico de Bethlem e Claro.

Resultados – A 46ª Semana de Monotipos de Ilhabela, começou no sábado (6) e terminou nesta terça-feira (9), reunindo 300 barcos na cidade do litoral norte paulista, considerada a capital nacional da modalidade náutica. A competição antecede a tradicional Semana Internacional de Vela de Ilhabela, a partir do próximo dia 13.

Confira:

Snipe
1 – Bruno Bethlem/Daniel Claro

Kite Foil
1 – José M Souza

Kite Foil Est
1 – Mateus Passos

Kite TT

1 Marina Dombrowsky

420
1 – Mario Otavio/Gustavo Henrique

Optimist – Veteranos
1 – Luc Le Corre

Optimist – Estreantes
1 – Giovanna Guarigua

Open Bic
1 – Esdras Santana

Laser 4.7
1 – Victor Malagrine

Laser Radial
1 – Guilherme Marcianni

Lase Standard
1 – Caio Lopes

29er
1 – Thomas Mittempegher

Hobbie Cat 16
1 – Claudio Teixeira/Luana Sousa

Dingue
1 – Mario Otavio/Gustavo Henrique

Windsurfe
1 – Luca Pascolato

A 46ª Semana de Vela de Monotipos teve organização da Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, com apoio técnico da Confederação Brasileira de Vela e da Federação de Vela do Estado.

Race Village – Em paralelo às competições ao longo do mês de julho, a Secretaria de Desenvolvimento e do Turismo promove o Race Village. A ação é promovida no Centro Histórico da cidade, e recebe vasta programação musical e cultural, prometendo reunir milhares de pessoas entre locais, turistas, atletas e seus amigos e familiares. Tudo grátis até o dia 28.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

 

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico

    CL Barcos levará veleiro da francesa Dufour ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 41 pés representa a primeira do tipo no Brasil e poderá ser vista de perto de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Mergulho Day: confira palestrantes que abordarão o tema durante o NÁUTICA Talks

    Com 5 palestras, o dia 3 de maio terá nomes de peso falando sobre a prática ao público do Rio Boat Show 2024

    NÁUTICA Talks: Tatiana Ribeiro palestra sobre biodiversidade desconhecida das Ilhas Cagarras

    Bióloga e mestre em ecologia está confirmada em bate-papo dentro do Rio Boat Show 2024