Equipe Marinha do Brasil/Veleiros do Sul é a campeã da 6ª Porto Alegre Match Cup

Por: Redação -
26/03/2018

O título da 6ª Porto Alegre Match Cup foi conquistado pela equipe Marinha do Brasil/VDS, formada por Geison Mendes/Gustavo Thiesen e Martin Rump neste domingo no Veleiros do Sul. Os gaúchos derrotaram na fase final a Arrivederci, do Iate Clube do RJ, com Victor Demaison/Fábio Pillar/Guilherme Hamelmann (RJ) por 3 a 0 numa série de melhor de cinco regatas. Na disputa pelo terceiro lugar, o time de Philipp Grochtmann/ Vilnei Goldmeier/ Rodolfo Streibel (Veleiros do Sul) venceu o trio Renata Decnop/ Fernanda Decnop e Tatiana Ribeiro, da Check Mate/Marinha/RJ por 2 a 1 na melhor de três regatas.

No último dia da Match Cup tensos duelos marcaram a competição no rio Guaíba. Nas três regatas da final, o time de Victor Demaison não completou nenhum dos matches por ter sofrido três pênaltis, em cada prova, dos árbitros que acompanhavam de um bote os confrontos. Foi uma final singular para a Arrivederci que tinha terminado em primeiro lugar na fase de classificação, mas isso faz parte do jogo. Após comemorarem a vitória, o timoneiro Geison Mendes falou sobre a participação na Porto Alegre Match Cup.

“A competição começou com vento fraco, mas a chegada da frente fria neste domingo criou-se uma situação muito boa para os matches. Os confrontos de barco contra barco ficaram mais intensos. Para nós valeu também para nos atualizarmos sobre as mudanças das novas regras para o match race”, disse Geison.

A semifinal foi difícil para os campeões. A equipe de Philipp Grotchmann teve boa atuação. Com o placar de 1 a 1 eles foram para o último match e venceram em cima da linha de chegada. A série final também foi de confrontos radicais antes mesmo da regata. Na primeira regata, o barco da Arrivederci prendeu a quilha no cabo da CR, conseguiu se desvencilhar, mas depois tomou mais dois pênaltis e bandeira preta. Os outros matches também seriam uma repetição de penalidades.

“Nos posicionamos bem em todas as pré-largadas e isso nos deu sempre vantagem na regata, porém não imaginávamos de vencer a fase final dessa forma, com nossos adversários desclassificados nas três regatas”, comentou o sargento Geison. Os campeões da Porto Alegre Match Cup também ficaram com o título brasileiro de Match Race 2018 da primeira etapa do circuito Sul-americano de Match Race.

A dupla da Marinha do Brasil/VDS segue nesta segunda-feira para Palma de Mallorca, onde disputarão o 49º Troféu Princesa Sofia na classe 470. Geison e Gustavo integram a Equipe Brasileira Olímpica da CBVela e estão em campanha olímpica para Tóquio 2020.

A 6ª Porto Alegre Match Cup contou com oito equipes do RS, DF, RJ e BA. A Copa foi o primeiro evento do circuito International da Match Race Super League, composto por 17 torneios em 14 países. A Super League está atrelada a Match Racing Association Inc que promove a modalidade de competição em todo o mundo.

No final do evento teve a entrega de prêmios no salão do Veleiros do Sul. O comodoro Eduardo Ribas saudou os presentes e destacou a presença dos comandantes da Marinha: Vice-almirante José Renato de Oliveira, comandante do 5º Distrito Naval, em Rio Grande, o Contra-almirante Cláudio Henrique Mello de Almeida, Diretor de Aeronáutica da Marinha e o Capitão de mar e guerra Amaury Marcial Jr. capitão dos portos em Porto Alegre.

O comodoro Ribas falou sobre a Porto Alegre Match Cup e o atual papel da Marinha no esporte olímpico brasileiro, destacando a vela e as tripulações que participaram da POA Match Cup. Ribas agradeceu aos árbitros do evento, em especial ao Nelson Ilha. “Sem participação do Nelson não teríamos conseguido realizar a Copa”, disse Ribas.

Como presidente da Associação Brasileira de Match Race (Abramatch), Nelson falou aos presentes sobre a participação da Super League no match race internacional e agradeceu o apoio e dedicação da equipe do Veleiros do Sul para a realização da Match Cup. O chefe dos árbitros, o argentino Flávio Naveira também falou aos presentes e convidou para a próxima etapa do Sul-americano de match em Buenos Aires.

Também estavam presentes na premiação o vice-presidente do Conselho Deliberativo Eduardo Scheidegger Jr., Geraldo Sperb, presidente da Soamar Porto Alegre e Maria Conceição Nogueira Pires, presidente da Federaclubes.

Classificação final

1º Geison Mendes – Marinha/VDS

2º Victor Demaison – Arrivederci

3º Philipp Grochtmann – Veleiros do Sul

4º Renata Decnop Check – Mate/Marinha

5º Felipe Rondina – Antigos/ICB

6º Juliana Duque – YC Bahia

7º Nicholas Grael – Marinha/ICRJ

8º Mauro Leite – YCPE

Match Races

Final

Geison Mendes (Marinha do Brasil/VDS) 3 X 0 Victor Demaison (Arrivederci)

Semifinal

Renata Decnop (Check Mate/Marinha) 1 X 2 Victor Demaison (Arrivederci)

Philipp Grochtmann (VDS) 1 X 2 Geison Mendes (Marinha do Brasil/VDS)

Disputa da terceira colocação

Philipp Grochtmann (VDS) 2 X 0 Renata Decnop (Check Mate/Marinha)

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks recebe Álvaro de Marichalar em papo sobre volta ao mundo de jet

    Detentor de vários recordes no mar, explorador estará presente na série de palestras que acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Nova V550 e jet elétrico serão destaques da Ventura no Rio Boat Show 2024

    Maior lancha da marca e primeiro jet elétrico do Brasil estarão ao lado de outros 11 produtos da marca no salão, de 28 de abril a 5 de maio

    Casal transforma container de navio em casa aconchegante e sustentável

    Paul e Cathy utilizaram materiais reciclados para construir os ambientes e criaram sistemas ecológicos para manter uma vida minimalista

    Tonelero: submarino brasileiro é lançado em evento no Rio de Janeiro

    Embarcação é fruto de um acordo selado entre Brasil e França e foi batizada em evento com autoridades nesta quarta-feira (27)

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2010

    Já em sua 13ª edição, o salão náutico do Rio a cada ano ficava "maior, mais forte e mais cobiçado pelas marcas estrangeiras"