Equipe Brasileira disputa evento-teste do Mundial de Aarhus

0
1422
Foto: Pedro Martinez

Um ano após os Jogos Olímpicos Rio 2016, a Equipe Brasileira de Vela tem novo desafio. A Semana de Aarhus, na Dinamarca, terá suas primeiras regatas nesta terça-feira, dia 8, e servirá como evento-teste para o Campeonato Mundial de Classes Olímpicas de 2018, que será realizado no mesmo local. O Brasil tem três representantes inscritos: Jorge Zarif, na classe Finn; Gabriel Bastos e Patrícia Freitas, na RS:X. A primeira chamada para a competição está prevista para 7h (de Brasília).

Na Finn, Jorge Zarif terá adversários de peso pela frente. Ao todo, cinco dos dez primeiros colocados nos Jogos Olímpicos Rio 2016 estarão na Marina de Egaa.

“Estamos aqui para aprender o máximo para o Mundial do ano que vem: que raias usaremos, como é a onda, as correntes, a intensidade do vento. Além disso, estou fazendo a preparação para o Mundial de Finn de 2017, que será daqui a um mês. O objetivo é ganhar medalha em ambos os campeonatos. A maioria dos atletas dos Jogos Rio 2016 está de volta, então será uma ótima referência técnica”, disse Jorginho.

Foto: Jesus Renedo

Na RS:X, Patrícia Freitas vem no embalo de um excelente resultado na Final da Copa do Mundo, disputada em Santander, em junho. Na ocasião, a velejadora conquistou a medalha de ouro antes mesmo da regata decisiva, tamanho foi seu domínio na competição. A Dinamarca traz boas lembranças para a atleta brasileira.

“É legal voltar para Aarhus, onde conquistei o terceiro lugar no Mundial da Juventude, em 2008! Vou dar o meu melhor, claro, e o foco, mais do que o resultado, é manter o ritmo de regata para o Mundial de RS:X em setembro”, afirmou Patrícia.

As regatas de medalha da Semana de Vela de Aarhus estão programadas para o próximo fim de semana, dias 12 e 13.