Empresa árabe apresenta nova lancha de 32 pés com sistema de foils e cabine

0
864
foiler

A ENATA Industries, empresa que fabrica embarcações com foils e aviões, lançou seu primeiro modelo com cabine. A empresa é dos Emirados Árabes Unidos e investe em três principais áreas: a marinha, a aeroespacial e a arquitetura.

O sistema de uma embarcação com foils conta com “folhas” em forma de asa montadas sob o casco. À medida que a embarcação aumenta sua velocidade, os aerobarcos levantam o casco para cima e para fora da água, reduzindo a área molhada e resultando em menor arrasto e maior velocidade.

foiler

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

Assim, a ENATA combinou uma tecnologia de revestimento própria a um novo layout que apresenta uma cabine frontal e uma série de recursos de ponta, resultando em um foiler diferenciado, de 9,8 metros, ou 32 pés.

O modelo em questão possui uma cabine na proa e sofás luxuosos na popa. O teto sobre a cabine garante privacidade e discrição, sem comprometer a vista através das janelas.

foiler

Leia também

» Estaleiro holandês e estúdio italiano se unem em novo conceito de superiate híbrido

» Designer sérvio projeta veleiro de grafeno, um dos materiais mais fortes e resistentes do mundo

» Estaleiro italiano apresenta iate futurista de 88 pés com plataformas laterais dobráveis

Batizada de Royale, a embarcação foi projetada para um proprietário que gosta de pilotar o barco por conta própria. Portanto, o console intuitivo no leme foi complementado com um banco duplo para que o motorista possa compartilhar a pilotagem com a família ou convidados com conforto.

foiler

Conta, ainda, com geladeira, banheiro, sistema de âncora e luzes subaquáticas instaladas para os passeios noturnos. A tecnologia desenvolvida na divisão aeroespacial da ENATA permite, inclusive, que o foiler suba e desça suavemente, bem como incline suavemente na curva, principalmente por ser construído totalmente em carbono.

foiler

A propulsão, por sua vez, se dá por uma parelha de motores a diesel, de 740 hp, que prometem levar a embarcação a duas velocidades máximas: 28 nós, na água, ou 40 nós, no ar — considerando uma altura de 1,5 metro acima das ondas, nos foils.

A velocidade de cruzeiro idealizada pelo construtor é de 18 a 35 nós, e a decolagem acontece em torno de 18 nós. Já o alcance, é de 190 milhas náuticas a 20 nós, ou 150 milhas náuticas a 30 nós. Abriga oito passageiros.

Confira mais detalhes no vídeo abaixo:

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira.

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Kapazi