Empresa francesa desenvolve sistema de hidrofólio para infláveis

0
1223

Uma empresa francesa desenvolveu o que eles estão reivindicando serem os primeiros RIBs com hidrofólio do mundo. O sistema permite que o casco levante da água com a consequente redução da resistência. Segundo a Seair, os construtores do RIB, pode-se ter um terço de economia de combustível para a mesma velocidade de um RIB de 5,5 metros equipado com hidrofólios, comparado a um RIB normal do mesmo tamanho.

A Seair desenvolveu um sistema de alumínio que pode ser levantado e abaixado com o toque de um botão. As lâminas emergem do casco em um ângulo de modo que, quando retraídas, encaixem-se ao redor do casco e do tubo, permitindo que o RIB atue como uma embarcação normal.

LEIA TAMBÉM
>>Marinas na Croácia registram aumento de cerca de 3% no faturamento
>>Mudança climática faz mar engolir arquipélago panamenho
>>Número de baleias jubartes na raia da Semana Internacional de Vela de Ilhabela é recorde

Os dois hidrofólios principais, que geram a maior parte da elevação, são montadas sob o console do barco, e há um de balanceamento na popa. Por causa do calado variável, um motor de popa longo é usado para propulsão, mas o barco é como um RIB convencional. Para um modelo de 5,5 metros, pode-se usar um motor de popa de 115 hp. Para o RIB maior de 7,65 metros, pode-se usar um motor de até 250 hp.

As lâminas são construídas a partir de um laminado de fibra de carbono usando o que a Seair afirma ser um sistema único de layout automatizado que é baseado em técnicas de impressão 3D para produzir molduras de alta qualidade para as lâminas.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones