Confira cinco diferenças entre elétrica predial e elétrica náutica

Por: Redação -
10/09/2021
Por Pedro Rodrigues*

No mercado de elétrica há diversos profissionais capacitados como instaladores, técnicos, tecnólogos e engenheiros, e diversos cursos na área com diferentes cargas horárias voltados para instalações prediais. A elétrica náutica, entretanto, mais especificamente de embarcações de esporte e recreio, possui peculiaridades que exigem do eletricista um conhecimento que vai além do abordado na maioria dos cursos voltados para instalações em residências e outros empreendimentos em terra. Além disso, conta com poucos cursos específicos na área e carece de normas técnicas nacionais. Para conhecer um pouco mais sobre o assunto, confira quais são as 5 principais diferenças entre a elétrica predial e a elétrica náutica.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

1. Uso de Extra Baixa Tensão

Por padrão, a Extra Baixa Tensão é aquela que não ultrapassa de 50 volts em Corrente Alternada ou 120v em Corrente Contínua (CC). Em embarcações de esporte e recreio, é comum o uso principal ou exclusivo de energia em CC: aquela fornecida por baterias, em geral de 12v. Se por um lado essa energia requer menos preocupações em relação a acidentes de eletrocussão, uma vez que a voltagem não é suficiente para dar choque, por outro, requer um maior cuidado em relação à queda de tensão. Enquanto um queda de 2 volts em casa, corresponde a menos de 2%, no barco isso pode representar uma diminuição de mais de 15% entre a tensão fornecida pela fonte e a recebida pela carga, o que atrapalha o funcionamento de alguns equipamentos e provoca um maior consumo de energia.

2. Armazenamento de Energia

Na maioria das residências, principalmente em área urbana, a energia elétrica é fornecida pela rede da concessionária conforme demanda, não havendo a necessidade de armazenamento em baterias. Claro que há exceções como a bateria de celulares, computadores ou nobreaks, mas para ter energia o tempo todo, conta-se com a concessionária ou, em alguns casos, com o backup de geradores.

Já em embarcações, é comum a utilização de baterias que armazenam uma carga que deve ser bem dimensionada e monitorada, assim como em terra encontramos em sistemas solares off grid (isolados da rede elétrica). Essas baterias podem ser carregadas quando conectadas ao cais através de um carregador, pelo alternador do motor da embarcação, por placas solares, geradores, etc. O tamanho do banco de baterias pode variar bastante de acordo com o porte da embarcação, os hábitos de uso, tecnologia utilizada, entre outros aspectos.

3. Maresia e Corrosão

Em função da maresia e da alta umidade, as peças metálicas da embarcação estão mais suscetíveis à corrosão. Por isso, diversos equipamentos e materiais desenvolvidos para aplicação náutica, possuem peças menos vulneráveis à corrosão como o cobre estanhado, latão niquelado ou aço inox. Além disso, as conexões devem ser feitas de modo que evite a entrada de umidade que possa provocar corrosão nos cabos elétricos até mesmo por baixo da capa isolante, aumentando a resistência dos condutores.

Leia também

» Gambiarras elétricas a bordo ajudam ou atrapalham? Saiba mais

» Você sabe quais são os seis riscos elétricos mais comuns no barco? Veja

» Incêndio em barco é controlado em marina de Balneário Camboriú

4. Casa de máquinas com gasolina

Uma situação rara de se encontrar em instalações prediais, porém comum em embarcações, são as casas de máquinas de motores a gasolina ou compartimentos onde se armazena esse combustível. Estes são considerados ambientes com potencial explosivo em função da alta flamabilidade do vapor da gasolina. Nesses ambientes, não devem ser instalados equipamentos elétricos que possam provocar faíscas. Além disso, os condutores que passam por casas de máquinas devem seguir especificações de composição e padrões de instalação específicos para evitar riscos de falhas ou de provocar incêndios.

5. Aterramento na água

O aterramento é o sistema responsável por conduzir uma corrente de fuga indesejada (geralmente provocada por um fio com a isolação corrompida que encosta na carcaça metálica do equipamento) ou uma descarga atmosférica (raio) para ser dissipada evitando acidentes. Enquanto em casa temos o aterramento feito no solo, em uma embarcação ele é feito na água. Levando-se em conta esse fator, algumas questões devem ser consideradas como a corrosão de metais submersos devido à corrente galvânica ou eletrólise, o risco de eletrocução de pessoas e animais dentro da água que mesmo com uma baixa corrente pode causar a contração dos músculos e consequentemente afogamento, além do fato de que um raio que não encontre um caminho fácil até a água, com baixa resistência, pode provocar furos no casco que possam levar a embarcação a pique.

Então, na hora de botar a mão na massa ou contratar um profissional, busque as melhores práticas dentro das normas nacionais e internacionais para garantir a maior segurança, confiabilidade e durabilidade das instalações do seu barco.

*Pedro Rodrigues é velejador e orientador em Elétrica Náutica certificado pela American Boat and Yacht Council – ABYC

Não perca nada! Clique aqui para receber notícias do mundo náutico no seu WhatsApp.

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks: Walter Garcia conta como a vela o aproximou da proteção da Amazônia

    Empresário no segmento náutico e jornalista por formação, Walter levará experiência de quase 30 anos ao Rio Boat Show 2024

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico