Elefante-marinho é flagrado em praia de Balneário Camboriú, em Santa Catarina

0
527
Foto: Reprodução/ Gabriella Belle

Siga o nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

O elefante-marinho que foi visto em Balneário Camboriú no início da semana passada, voltou a aparecer na Prainha. O Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal esteve na praia, isolou o local e acionou o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

Macho subadulto, o elefante-marinho, de aproximadamente uma tonelada, estava com um quadro clínico saudável. O mamífero marinho parou para descansar depois de se exibir no canal do Marambaia.

O oceanógrafo Jeferson Dick, coordenador do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), disse que é comum que os elefantes-marinhos permaneçam até 15 dias em uma determinada região, quando encontram condições favoráveis – tranquilidade e alimento disponível. Os espécimes vêm do Sul da América do Sul, especialmente da região patagônica, na Argentina.

LEIA TAMBÉM
>> Impressionante: drone registra encontro de 64 mil tartarugas no mar
>> Uber implanta novo serviço de transporte aquático em Londres
>> Paris realizará sessão inédita de cinema flutuante no maior lago artificial da cidade

O Projeto de Monitoramento de Praias acompanha o elefante-marinho à distância, com apoio da Guarda Municipal Ambiental de Balneário Camboriú. A cada dois dias, veterinários fazem uma avaliação de saúde do animal – inclusive com aferição de temperatura por meio de um equipamento especial, que capta informações sem a necessidade de aproximação.

O elefante-marinho pode ser avistado durante alguns dias descansando nas praias da região. Recomenda-se que as pessoas não se aproximem do animal, não tentem fazê-lo retornar ao mar; não o alimente; mantenham animais domésticos distantes e acionem o PMP-BS pelo telefone 0800 642 3341 informando o local da ocorrência.

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Teste Ventura V195 Crossover – 19/03/2020