Saiba tudo sobre Electricat, um catamarã inflável elétrico movido a energia solar

0
1468
electricat

Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

O Electricat é o mais novo lançamento no mundo náutico sustentável. O inusitado catamarã é inflável, e movido a energia solar e destina-se a rios e lagos, e ao mar, quando em condições calmas de navegação.

electricat

A grande novidade de 2020 da Hovercraft, apresentada pela primeira vez no último salão náutico de Düsseldorf, promete uma navegação mais calma, limpa e sem o stress do abastecimento pelos quais os barcos precisam enfrentar. A embarcação, que conta com painéis solares geradores de até 2 kW de energia, é destinada a cruzeiros de curta duração em águas protegidas. Ao longo de 8,30 metros e pesando em torno de 400 kg, a Electricat pode acomodar até 20 tripulantes (ou 2 000 kg), e dispõe de uma única parte rígida – onde está colocado o console – no meio de toda uma estrutura inflável.

Leia também

» Canadá aprova primeiro barco movido a bateria para transporte de passageiros

» Maior marina de Auckland, na Nova Zelândia, passará por ampla reforma

» Megaiate de 180 metros desaparece no mar europeu. Onde ele está?

A Hovercraft prevê velocidade máxima de 8 nós (14 km/h) com 4 pessoas a bordo e motor de popa elétrico de 5 hp. Quando equipado com motor elétrico de popa de 15 hp, a velocidade prometida é de 14 nós (25 km/h) e, se movido apenas a energia solar, contando com as mesmas 4 pessoas a bordo, a velocidade é de 5 nós (9 km/h), de acordo com a fabricante.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Inscreva-se no melhor canal sobre o mundo náutico do Brasil