É domingo!

Por: Redação -
19/10/2015
15_77696 © Th.Martinez / Sea&Co. ILE DE GROIX - FRANCE . 30 Sept 2015. IMOCA “MACSF” au large de l'ile de Groix (FRA), Bertrand De Broc (FRA) Skipper. Bertrand participera à la Transat Jacques Vabre 2015 à bord de “MACSF” avec Marc Guillemot (FRA), et en 2016 au Vendée Globe.

A Transat Jacques Vabre será mais uma regata oceânica internacional a desembarcar no Brasil. A partir do próximo domingo (25), 42 duplas partem da francesa Le Havre com destino a Itajaí (SC) para um percurso de mais de 10 mil quilômetros. Serão 84 velejadores de 11 países na disputa! A novidade desta edição é a primeira dupla brasileira na história da regata: Eduardo Penido e Renato Araújo competem a bordo do Zetra, veleiro da Class40, uma das quatro categorias da prova. “A responsabilidade é grande por ser a primeira equipe brasileira na história da Transat Jacques Vabre. Nosso plano é completar a regata em 20 dias ou mais”, disse Renato Araújo.

A França é o país sede da Transat Jacques Vabre e por isso tem o maior número de atletas com 66. Ícones da vela local como François Gabart, Charles Caudrelier, Pascal Bidégorry, Jean-Luc Nélias e Thomas Coville estarão na disputa com suas duplas. Os franceses são especialistas em provas oceânicas e investem bastante em campanhas em solitário ou em equipes. “Eu amo o mar! A emoção que a gente encontra nas regatas é o que me motiva”, disse Vicent Riou, atual campeão e integrante do PRB na classe IMOCA.

Além de França e Brasil, a regata terá representantes de Grã-Bretanha, Estados Unidos, Espanha, Canadá, Hungria, Suíça, África do Sul, Itália e Austrália. Os barcos devem chegar na cidade de Itajaí a partir da primeira semana de novembro. O município de Santa Catarina também recebeu a Volvo Ocean Race em abril de 2015.

A maior travessia do Atlântico

Em 25 de outubro, na França, largarão quatro classes divididas entre monocascos e multicascos. Por ordem de tamanho, a Class40 (veleiros de 40 pés) contará com 14 duplas, a Multi50 (50 pés) terá 4, a IMOCA (60 pés) terá 20 e a Ultime (barcos de até 102 pés) outras quatro duplas. Ao todo, serão 84 velejadores ao longo da mais extensa travessia transatlântica.

A Transat Jacques Vabre, regata que é disputada em duplas, larga sempre da cidade portuária de Le Havre, na Normandia, com destino a um país produtor de café, característica que lhe rendeu o apelido de “Rota do Café”. Já tendo passado por cidades como Cartagena (Colômbia), Puerto Limon (Costa Rica) e Salvador (BA) em 11 edições, essa será a segunda vez que a competição terá a cidade catarinense como chegada. Em 2013, a regata reuniu mais de 590 mil visitantes nas duas Vilas da Regata (Le Havre e Itajaí).

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingwww.nautica.com.br

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina

    Fountaine Pajot leva catamarã de 16 metros ao Rio Boat Show 2024

    Aura 51 é o maior catamarã a vela sem flybridge do estaleiro francês e estará no evento náutico de 28 de abril a 5 de maio