Conheça o barco elétrico de lazer mais rápido do mundo. Ele já está em produção

Por: Redação -
20/01/2020

O e-boat de produção mais rápido do mundo, o SAY 29E, da SAY Carbon, alimentado por um motor elétrico de 360 ​​kW, está em exibição e à venda no Boot Düsseldorf, que vai até 26 de janeiro na Alemanha.

O recorde foi estabelecido em 24 de junho de 2018 no lago Zell, em Zell am See, na Áustria, durante a feira e conferência de comércio elétrico IONICA. O piloto precisa controlar o barco para navegar entre duas bóias em todas as 6 corridas, e os vídeos das câmeras são sincronizados com um código de tempo para medição.

A autoridade internacional de lanchas UIM (Union International de Motonautic) levou duas câmeras de vídeo de alta velocidade para gravar e verificar o registro e apresentou o certificado oficial ao piloto do SAY, Claas Wollschläger. Durante uma das corridas, o barco atingiu uma velocidade de 95 kmh, mas as regras de registro de velocidade exigem 6 corridas para que se calcule a média.

A tecnologia da Say Carbon é a construção de fibra de carbono e o visionário é Kurt Wagner. O material tem uma relação força-peso inigualável e a capacidade de ser moldado para quase qualquer forma. Kurt Wagner é um engenheiro de plásticos que fundou a empresa de fibra de carbono Carbo Tech em 1993 e a transformou em uma empresa com mais de 700 funcionários e um dos principais especialistas em carbono da Fórmula 1 do mundo. Em 2012, ele focou-se no mundo dos barcos e abordou o entusiasta das corridas de veleiros Sven Akermann sobre a parceria com a SAY.

LEIA TAMBÉM

Kurt viu a fibra de carbono oferecendo uma grande oportunidade para aumentar a eficiência e a velocidade das lanchas, além de diminuir o consumo de combustível. Ele começou a trabalhar trazendo os benefícios do mercado automotivo para a comunidade náutica e, em 2015, ele e seus parceiros compraram a SAY. Até o final de 2016, os barcos SAY estavam disponíveis através de uma rede de revendedores que abrangia Alemanha, França, Itália, Áustria, Suíça e Espanha.

A SAY estava (e continua) produzindo barcos de luxo de alta velocidade e alto estilo para propulsão a combustíveis fósseis com motores V8 de até 483 hp. A equipe desenvolveu um sistema muito distinto e eficiente que corta sem esforço as ondas, proporcionando estabilidade e manuseio preciso. E todos esses recursos estão diretamente ligados às propriedades exclusivas da construção de fibra de carbono.

O casco do SAY 29 pesa 400 kg e é uma combinação ideal com propulsão elétrica, que ficou sob responsabilidade da Kreisel Electric, uma das empresas de propulsão elétrica mais inovadoras do mundo. Em meados de 2018, a SAY estava pronta para apresentar o 29E e conversou com o pessoal da IONICA sobre a coordenação de sua tentativa de recorde mundial com a conferência de mobilidade eletrônica. Foi feita história e, juntamente com os recordes de velocidade, o SAY 29E também recebeu um prêmio alemão de inovação por excelência em viagens, esportes e artigos para atividades ao ar livre.

A palavra-chave em seu registro é que ele é o e-boat de produção mais rápido do mundo. O barco elétrico mais rápido do mundo é o Jaguar V20E, desenvolvido pela Jaguar e Williams Advanced Engineering. O barco atingiu uma velocidade máxima de 88,6 MPH (142 kmh) em um trecho de 1,6 km nas águas tranquilas do lago Coniston Waters, na Inglaterra.

O Jaguar, é claro, não está à venda. Mas você pode comprar o e-boat de produção mais rápido do mundo, o SAY29E. O custo parte dos € 196 000, e o modelo pode ser visto no Boot Dësseldorf esta semana no Hall 5, Stand D46.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização ([email protected]). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks recebe Álvaro de Marichalar em papo sobre volta ao mundo de jet

    Detentor de vários recordes no mar, explorador estará presente na série de palestras que acontece durante o Rio Boat Show 2024

    Nova V550 e jet elétrico serão destaques da Ventura no Rio Boat Show 2024

    Maior lancha da marca e primeiro jet elétrico do Brasil estarão ao lado de outros 11 produtos da marca no salão, de 28 de abril a 5 de maio

    Casal transforma container de navio em casa aconchegante e sustentável

    Paul e Cathy utilizaram materiais reciclados para construir os ambientes e criaram sistemas ecológicos para manter uma vida minimalista

    Tonelero: submarino brasileiro é lançado em evento no Rio de Janeiro

    Embarcação é fruto de um acordo selado entre Brasil e França e foi batizada em evento com autoridades nesta quarta-feira (27)

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2010

    Já em sua 13ª edição, o salão náutico do Rio a cada ano ficava "maior, mais forte e mais cobiçado pelas marcas estrangeiras"