Distância da praia

0
10243

Muita gente pergunta qual é a distância que se pode chegar de barco até a praia. No verão passado, TV Náutica preparou uma série de dicas para a temporada em que mais se sai para navegar e alguns cuidados, principalmente no quesito de segurança, são super necessários de se ressaltar. E essa dica foi um dos assuntos debatidos por nossa equipe.

Porém, não é só no verão que muitas praias ficam lotadas de barcos, dividindo espaço com os banhistas. Nesse vídeo da seção Quero Saber, Marcio Dottori explica como é permitido e recomendável agir nesse quesito.

De acordo com o Ripeam, Regulamento internacional para evitar abalroamento no Mar, uma espécie de código de trânsito com regulamentações para a navegação no mar, nós devemos manter uma distância de 200 metros das praias, de modo geral, devemos navegar, em velocidade, somente a 200 metros das praias.

Mas é claro que, em situações corriqueiras que a embarcação precisa chegar mais perto do que isso das praias, como para embarque, desembarque, ancoragem ou recolhimento do barco, há outra recomendação no Ripeam: que seja sempre na menor velocidade possível e com o máximo de cuidado com os banhistas.

O ideal, de fato, é que nas chegadas e saídas das praias, os barcos possuam um local devidamente reservados para essas manobras, marcados com boias sinalizadoras. Essa sinalização e demarcação do local pode ser feita por prefeituras, associação de moradores locais, ou marinas se devidamente regulamentadas.

Assista o vídeo abaixo e confira as dicas completas do nosso diretor técnico, Marcio Dottori, para se obter o máximo de segurança quando próximo à praia.

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Teste SecBoats CatFish 35