Sonhar não custa nada: conheça os 10 melhores destinos náuticos da Europa

0
822

Siga nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente.

O Mediterrâneo é um dos melhores lugares para navegar na Europa. Águas azuis, costas fascinantes, pequenas vilas de pescadores e oportunidades em terra que envolvem arte e gastronomia fazem desta região um destino privilegiado. Mas, há também belos destinos tanto na Europa Ocidental quanto no Leste Europeu. Conheça alguns desses destinos:

Ilhas gregas

Céus azuis, águas claras, vilas totalmente brancas e tavernas à beira-mar: você está na Grécia. A melhor maneira de viajar por essas ilhas é de barco. Desembarque para ver as maravilhas antigas e deslumbre os novos portos que envolvem os conjuntos das ilhas gregas.

Açores, Portugal

São nove ilhas “jogadas” no Atlântico, a 1 500 quilômetros do continente, pequenas ilhas quase esquecidas na Corrente do Golfo, rodeadas de golfinhos e baleias. O meio de transporte até essas ilhas, em sua grande maioria, são barcos. Lá, as águas se juntam com a vida, enquanto em terra, há vulcões extintos e fontes termais para se banhar.

Devon, Inglaterra

O Sul da Inglaterra pode ter destinos náuticos surpreendentes no verão, e Devon é um dos melhores. A vela é a maneira perfeita de apreciar essas cidades costeiras e ribeirinhas repletas da história elisabetana.

Sicília, Itália

A maior ilha do mediterrâneo, que fica próxima ao “dedo” da “bota” da Itália, é um dos lugares mais encantadores da Europa. É uma das regiões autônomas do país, e é rodeada de pequenas ilhas vulcânicas. Além de sua importância histórica, Sicília possui praias lindíssimas, e de ótimas navegação. Fora isso, a gastronomia é outro ponto forte, seguido, é claro, dos vinhos.

Costa da Dalmácia, Croácia

A Dalmácia abrange tanto territórios croatas quanto bósnios e é um prato cheio para quem ama navegar. Mar límpido, clima ameno de verão, aldeias pitorescas e cidades históricas – em outras palavras, é uma área de cruzeiro magnífica. Mais de 1000 ilhas pontilham a costa, fornecendo muitos ancoradouros e portos. O cenário em terra é lindo, desde altas montanhas até profundos desfiladeiros e cachoeiras.

LEIA MAIS:

>> Ilha chinesa passa por restauração para se tornar um dos principais destinos turísticos do país

>> Nirvana IV: o veleiro que une tecnologia, inovação e sustentabilidade

>> Os 10 melhores destinos para barcos nos Estados Unidos. Conheça

Baía de Nápoles, Itália

Céus azuis, comida e vinho abundantes, pequenas cidades elegantes e lindas ilhas formam esta porção inspiradora do litoral sul italiano. Visite a Ilha de Capri, a Gruta Azul, Ischia, a espetacular costa de Amalfi, lugares lindos e ideais para diversão a bordo.

Bodrum, Turquia

Localizada na costa sudoeste da Turquia, que se estende até o mar Egeu, essa cidade é feita para a prática de vela. Além disso, a própria costa rochosa oferece inúmeras baías, portos protegidos e locais para mergulhar e nadar.

Córsega, França

Uma ilha montanhosa no meio do mediterrâneo não deve ser tão atraente, certo? Errado. O “isolamento” de Córsega a manteve livre das hordas de turistas frenéticos e a deixou com um toque de atemporalidade. Existem pequenas vilas de pescadores e portos intocados intercalados ao longo de sua costa. Destino náutico “escondido” no meio do Mar Tirreno.

Baleares, Espanha

As ilhas de Maiorca, Ibiza e Formentera encontram-se no cruzamento das rotas marítimas do Mediterrâneo. Preservaram vestígios de muitas civilizações diferentes que desembarcaram em vários períodos no passado, como os mouros, bizantinos, gregos, romanos e cavaleiros franceses cruzados. Cercada de praias naturais e tranquilas, as Ilhas Baleares são um “point” náutico imperdível na Europa.

Costa Azul, França

A Costa Azul (ou Riviera Francesa) é parte do litoral sul da França, no Mar Mediterrâneo, e corresponde à região de Provença. Muito champanhe e gastronomia refinada para quando o sol se pôr, mas antes, um passeio de iate por uma das costas mais bonitas da Europa, nada mal, não?

Por Gustavo Baldassare sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

Teste Azimut 62