Desafio Solar Brasil

0
2224

Deu Santa Catarina no Desafio Solar Brasil 2014. A equipe Vento Sul, de Florianópolis, venceu a competição nacional de barcos elétricos, que foi realizada em Búzios, neste fim de semana. Esta foi a quinta vitória dos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na categoria monocasco.  Como prêmio, eles vão disputar o campeonato mundial Solar1 Monte Carlo 2015, em julho do ano que vem, em Mônaco.

“A sensação é de dever cumprido. Valeu a pena cada noite perdida”, resumiu Lucas Kurth, que foi piloto da equipe. “Agora, temos a responsabilidade de representar o Brasil no mundial. Vamos trabalhar ainda mais para conseguir trazer o título para casa”, completou.

A Vento Sul completou o circuito de oito provas em pouco mais de cinco horas. Vencia a competição que cumprisse as etapas em menor tempo.

Na categoria catamarã, Santa Catarina também levou a melhor. A turma da Babitonga, da UFSC de Joinvile, ficou no lugar mais alto do pódio. “É uma felicidade e um orgulho muito grande vencer essa competição. Trabalhamos na nossa embarcação por três anos e esse é um reconhecimento do nosso esforço”, festejou Rafael Ziantonio, que pilotou o barco da equipe.

O Desafio Solar deste ano inovou ao colocar alunos do ensino médio de escolas públicas de Búzios para participar do evento. Cada equipe contou com a ajuda de dois estudantes locais. Ao fim da competição, os alunos ganharam de presente um barco para formar a primeira equipe de Búzios, que se chamará Bardot.

O Desafio Solar Brasil 2014 foi aberto oficialmente na quinta-feira (13). Até domingo, dia 16, cerca de 350 estudantes, em 23 equipes, de sete estados brasileiros, disputaram o rali de barcos movidos à energia solar. O evento foi promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Ampla, com o apoio da Prefeitura de Búzios.

A competição integra o projeto Cidade Inteligente Búzios, que é uma aposta estratégica do Grupo Enel, por meio da distribuidora Ampla, em pesquisa e desenvolvimento de redes inteligentes de distribuição de energia.

“Ficamos muito felizes em apoiar por mais um ano a realização deste campeonato. Para nós, da Ampla, é um orgulho promover este evento que une educação e tecnologia na busca por uma fonte de energia limpa e renovável”, afirma Weules Correia, coordenador do Cidade Inteligente Búzios.

CLASSIFICAÇÃO

Categoria Monocasco

1º lugar – Vento Sul (SC)
2º Henrique Lage (RJ)
3º lugar – Zenite (SC)

Categoria catamarã

1º lugar – Babitonga (SC)
2º lugar – Henrique Lage (RJ)
3º lugar – Hurakan (SC)

Foto: Marco Antônio Teixeira/Divulgação

Informações: assessoria de imprensa

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.