Desafio Solar Brasil


Deu Santa Catarina no Desafio Solar Brasil 2014. A equipe Vento Sul, de Florianópolis, venceu a competição nacional de barcos elétricos, que foi realizada em Búzios, neste fim de semana. Esta foi a quinta vitória dos estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na categoria monocasco. Como prêmio, eles vão disputar o campeonato mundial Solar1 Monte Carlo 2015, em julho do ano que vem, em Mônaco.
“A sensação é de dever cumprido. Valeu a pena cada noite perdida”, resumiu Lucas Kurth, que foi piloto da equipe. “Agora, temos a responsabilidade de representar o Brasil no mundial. Vamos trabalhar ainda mais para conseguir trazer o título para casa”, completou.
A Vento Sul completou o circuito de oito provas em pouco mais de cinco horas. Vencia a competição que cumprisse as etapas em menor tempo.
Na categoria catamarã, Santa Catarina também levou a melhor. A turma da Babitonga, da UFSC de Joinvile, ficou no lugar mais alto do pódio. “É uma felicidade e um orgulho muito grande vencer essa competição. Trabalhamos na nossa embarcação por três anos e esse é um reconhecimento do nosso esforço”, festejou Rafael Ziantonio, que pilotou o barco da equipe.
O Desafio Solar deste ano inovou ao colocar alunos do ensino médio de escolas públicas de Búzios para participar do evento. Cada equipe contou com a ajuda de dois estudantes locais. Ao fim da competição, os alunos ganharam de presente um barco para formar a primeira equipe de Búzios, que se chamará Bardot.
O Desafio Solar Brasil 2014 foi aberto oficialmente na quinta-feira (13). Até domingo, dia 16, cerca de 350 estudantes, em 23 equipes, de sete estados brasileiros, disputaram o rali de barcos movidos à energia solar. O evento foi promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Ampla, com o apoio da Prefeitura de Búzios.
A competição integra o projeto Cidade Inteligente Búzios, que é uma aposta estratégica do Grupo Enel, por meio da distribuidora Ampla, em pesquisa e desenvolvimento de redes inteligentes de distribuição de energia.
“Ficamos muito felizes em apoiar por mais um ano a realização deste campeonato. Para nós, da Ampla, é um orgulho promover este evento que une educação e tecnologia na busca por uma fonte de energia limpa e renovável”, afirma Weules Correia, coordenador do Cidade Inteligente Búzios.
CLASSIFICAÇÃO
Categoria Monocasco
1º lugar – Vento Sul (SC)
2º Henrique Lage (RJ)
3º lugar – Zenite (SC)
Categoria catamarã
1º lugar – Babitonga (SC)
2º lugar – Henrique Lage (RJ)
3º lugar – Hurakan (SC)
Foto: Marco Antônio Teixeira/Divulgação
Informações: assessoria de imprensa
Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.
Náutica Responde
Faça uma pergunta para a Náutica
Relacionadas
Flip Boat Club, especialista em compartilhamento de barcos, responde perguntas relacionadas a custos, cotas, localidades e reservas
Chegada do verão é marcada pelo aumento de banhistas no litoral paulista, que pode aumentar o risco de infecção nas águas
Jovens de 18 a 29 anos poderão concorrer à formação com cursos teórico e prático pagos pela prefeitura
Embarcação de 35 metros era considerada de luxo e exigia ao menos 20 remadores para navegar
Em seus quase 30 metros estão ambientes que fogem do padrão e uma motorização que pode chegar aos 2800 hp




