Decreto regulamenta transporte náutico em orla de Aracaju

Por: Redação -
25/03/2019

O prefeito Edvaldo Nogueira assinou na última sexta-feira, 22, o decreto 5.882/19, que regulamenta o embarque e desembarque de passageiros na Orla Pôr do Sol, em Aracaju. O objetivo é estabelecer regulação dos serviços de transporte, funcionamento e cadastro de pessoas físicas e jurídicas que exercem a atividade de transporte náutico, com o propósito de organizar e fortalecer a cadeia turística na região. Durante a solenidade, que ocorreu na própria Orla, Edvaldo anunciou ainda que o próximo passo é organizar o comércio, sobretudo os vendedores ambulantes, na área.

“Tenho grande felicidade e orgulho de ter pensado, projetado e realizado esta obra que fez surgir o ponto turístico mais bonito da cidade, que é a Orla Pôr do Sol. Com este decreto, damos um passo importante na organização deste espaço. Vai melhorar muito pois está estabelecido o funcionamento do transporte náutico, a venda das passagens, a organização das embarcações, os horários”, explicou o prefeito.

Para o presidente da Associação Sergipana Proprietária de Embarcações e Transportes (Aspetur), Darlan Ferreira, o decreto é a resposta para o anseio de todos que atuam neste segmento. “Vai melhorar muito a qualidade dos serviços. Isto será muito para o turismo, o que vai gerar mais emprego. Queremos que seja organizado, regulamentado e fiscalizado.E é isto que a Prefeitura está fazendo”, disse.

Conforme o decreto, caberá à Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) expedir alvará de Licenciamento de Atividade de Turismo Náutico – ALATIN –, emitido em nome do proprietário da embarcação para um período máximo de um ano. Todas as embarcações deverão possuir, obrigatoriamente, cartão de identificação padronizado, também expedido pela Emsurb.

Ficará a cargo da empresa municipal também regulamentar, por resolução da Diretoria Executiva, os horários regulares de embarque e desembarque de passageiro, além de organização de filas, reservas antecipadas e condições de utilização de píeres da Orla Pôr do Sol.

LEIA TAMBÉM
>>Marinha lança segunda edição do Boletim de Acidentes Julgados no Tribunal Marítimo
>>Novo guia Águas do Paraná será lançado no Iate Clube de Caiobá
>>Fundador da Lowrance morre aos 80 anos

A venda de passagens para passeios turísticos será realizada em um posto credenciado da Prefeitura. Caberá, ainda, à Emsurb, fiscalizar toda a atividade, através de fiscais da Diretoria de Espaços Públicos e Abastecimento.

Desde agosto de 2017, a Prefeitura, através da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo desenvolveu projeto com os barqueiros, em parceria com o Sebrae para capacitação dos profissionais e, ao mesmo tempo, para melhorar da qualidade dos serviços ofertados aos turistas, com a organização da Aspetur.

Durante a execução do projeto, os barqueiros solicitaram à secretaria que fossem recebidos para discutir os problemas existentes na captação de turistas para passeios em embarcações no estuário do rio Vaza-Barris, a partir da Orla Pôr do Sol, com destino a Croa do Goré, Ilha dos Namorados e Praia do Viral.

No ano passado, reuniões foram iniciadas com a participação da Emsurb, Semict e barqueiros para sugerir a criação do decreto, tornando-os permissionários dos serviços. Em dezembro, o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, e o secretário interino do Turismo, Ricardo Mascarello, reuniram-se novamente com os barqueiros com o objetivo de consultá-los sobre o formato do projeto que seria elaborado e, posteriormente, apresentado para a criação do decreto. Em 1º de fevereiro de 2019, a minuta do decreto foi aprovada por todos.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Como funciona a multipropriedade náutica? Confira as dúvidas mais comuns sobre o conceito

    Flip Boat Club, especialista em compartilhamento de barcos, responde perguntas relacionadas a custos, cotas, localidades e reservas

    Como saber se a praia está própria para banho em SP? Veja as recomendações

    Chegada do verão é marcada pelo aumento de banhistas no litoral paulista, que pode aumentar o risco de infecção nas águas

    Habilitação de Arrais Amador gratuita: concurso abre inscrições em Cabedelo, na Paraíba

    Jovens de 18 a 29 anos poderão concorrer à formação com cursos teórico e prático pagos pela prefeitura

    Modelo de barco utilizado por Cleópatra há 2 mil anos foi encontrado na costa do Egito

    Embarcação de 35 metros era considerada de luxo e exigia ao menos 20 remadores para navegar

    Design de iate chinês foge do convencional e chama atenção; conheça o Allegro Flybridge 98

    Em seus quase 30 metros estão ambientes que fogem do padrão e uma motorização que pode chegar aos 2800 hp