Atente-se aos cunhos, eles são muito mais importantes que aparentam

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Os cunhos são bem mais do que simples ferragens. Se não forem resistentes ou bem presos, você pode até perder o barco.

Já pensou deixar o barco amarrado ao píer e quando voltar ele não estar mais lá? Pois se você nunca deu importância aos cunhos, convém começar a pensar seriamente a respeito desse equipamento.

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Mais que um simples detalhe, eles são fundamentais não só para o serviço de atracação como também para a segurança de uma embarcação, seja ela de qualquer tipo.

Caso os cunhos se desprendam do casco ou não segurem bem os cabos, pode-se até perder o barco. Por isso, eles já devem vir instalados de fábrica. Mas é necessário checá-los bem quando da compra da embarcação, já que para trocá-los é necessário ter acesso aos pontos de fixação na parte interna do casco, e, às vezes, a única saída para isso é cortar a laminação, o que não é muito aconselhável.

Como regra geral, quanto mais fortes, melhores serão os cunhos de amarração. Se ficar em dúvida quanto à qualidade e quantidade, verifique sempre com o estaleiro a possibilidade de redimensioná-los e como fazer isso.

O material mais indicado é o aço inox (o melhor é o do tipo 316 L, de alta resistência à corrosão), exceto em barcos de alumínio, onde o aço pode corroer o casco. Neste caso, prefira os cunhos de alumínio mesmo.

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Quanto ao plástico, esqueça! Ele só deve ser usado em cunhos de amarrar defensas e capotas, que não comprometem a segurança do barco. Para saber quantos cunhos e de qual tamanho eles devem ser, use as referências abaixo.

Elas servem para todos os barcos, exceto para alguns de pesca, que têm, no lugar de dois ou três cunhos, apenas um, superdimensionado, na proa.

Isso porque barcos desse tipo não devem ter a bordo nada que cause tropeços ou faça as linhas se enroscarem. Por isso, bons barcos de pesca usam cunhos internos ou de embutir. Já os outros devem abusar deles. Confira.

cunho

Um bom cunho é aquele que:

  • …tem o maior tamanho possível, porque não vale a pena economizar nisso.

  • …é preso por quatro parafusos que atravessam o convés e são aparafusados por baixo.

  • …tem pontas arredondadas e não muito finas, para não cortar os cabos nem machucar as pessoas.

  • …fica fora das áreas de passagem no convés, para ninguém tropeçar e se machucar.

  • …tem arruelas com diâmetro duas vezes maior que as porcas, para não soltar.

  • …tem chapas internas do mesmo tamanho do próprio cunho, também para fixar melhor.

  • …só é fixado onde há reforços na laminação do casco, para não arrebentar a fibra e soltar o barco.

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