Copa Yacht Club Paulista encerra temporada com Medal Race

0
1503

Antes mesmo de a Copa YCP encerrar a temporada, os números revelam a importância da iniciativa do Yacht Club Paulista (YCP) para a vela de São Paulo. Ao longo das nove etapas de 2016, a Represa Guarapiranga terá recebido mais de 400 velejadores distribuídos em 180 barcos de 20 classes. Entre as acirradas disputas na raia e as tradicionais confraternazaaões no YCP, os atletas terão consumido 420 quilos de alimentos e recebido 360 medalhas.

A novidade para este sábado (26), último dia da Copa YCP, é o regulamento que prevê regatas no estilo Medal Race, ou seja, com pontuação dobrada tanto para a competição quanto para o ranking anual da Fevesp (Federação de Vela do Estado de São Paulo). Os líderes das classes mais numerosas devem confirmar o título neste sábado: YCP Sailing Team Pajero – André Fonseca (HPE 25), Ricardo Valério – YCP (Finn), André Frimm – CCSP (Laser Radial), André Schwarz – YCSA (Laser Standart), Caio Prado e Carlos Ney Ribeiro – YCSA (Snipe), Fábio Bodra e Henrique Cabette – YCSA (Star).

O sucesso da Copa YCP se deve principalmente ao objetivo proposto a todos os clubes em torno da Guarapiranga. “A ideia era de juntarmos na mesma raia os iniciantes da vela e velejadores já consagrados como, André Fonseca (Bochecha), Eduardo Souza Ramos, Marcelo Bellotti, Martin Lowy. Vimos que os mais experientes motivaram os mais novos e a vela se fortaleceu na represa. Classes como Laser e Snipe alinharam regularmente cerca de 20 barcos nas largadas de cada etapa”, comemora o diretor de Vela do YCP, Alberto Hackerott, também velejador de Snipe.

Foto Luhan Grolla / YCP