Copa do Mundo de Vela

0
1122

A Equipe Brasileira de Vela encerrou a disputa da temporada 2014-2015 da Copa do Mundo da Federação Internacional de Vela (ISAF) com mais duas medalhas. No último domingo (dia 1º), Ricardo Winicki, o Bimba, e Patricia Freitas subiram no pódio na final da Copa do Mundo, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Na competição que reúne os 20 primeiros colocados no ranking mundial de cada classe, o brasileiro ficou com a prata na RS:X masculina, enquanto sua compatriota faturou o bronze na versão feminina da categoria.

A prata foi a primeira medalha do velejador na temporada 2014-2015 da Copa do Mundo. Atual líder do ranking mundial da RS:X masculina, Bimba terminou a regata da medalha em sétimo. Na classificação geral. ficou com 39 pontos perdidos. O ouro foi para o espanhol Ivan Pastor Lafuente, que venceu a regata decisiva e terminou com 30 pontos perdidos. O bronze ficou com o britânico Tom Squires, com 44 pontos perdidos.

“O campeonato foi difícil, com um nível alto depois de um Mundial em que me esforcei bastante. Eu não tive um começo muito bom, terminando o primeiro dia em sétimo. Mas vim crescendo na competição, finalizei o segundo dia em terceiro e depois o terceiro dia em primeiro. Estava todo mundo próximo na classificação, a regata da medalha foi com vento fraco, consegui administrar, mas o espanhol largou bem e acabou vencendo”, analisou Bimba.

Na RS:X feminina, Patricia repetiu o bronze que havia conquistado na etapa francesa de Hyères da Copa do Mundo. Atual 11ª colocada no ranking mundial, a brasileira chegou em terceiro na regata da medalha, terminando a competição com 29 pontos perdidos. A prata ficou com a italiana Flavia Tartaglin, segunda colocada na regata decisiva, com 21 pontos perdidos. O ouro terminou nas mãos de Bryony Shaw. Vice-campeã mundial na semana passada e atual líder do ranking mundial, a britânica terminou com 12 pontos perdidos.

Na classe Laser, Robert Scheidt encerrou a competição em quarto lugar. O bicampeão olímpico terminou a regata da medalha em nono. Na classificação geral, ficou com 36 pontos perdidos empatado com o australiano Matthew Wearn. Mas como o adversário obteve um resultado melhor na regata decisiva – foi sexto -, o brasileiro perdeu no critério de desempate. O ouro foi para outro australiano, Tom Burton, com 21 pontos perdidos. A prata ficou com o cipriota Pavlos Kontides, com 33 pontos perdidos.

Com o resultado em Abu Dhabi, a Equipe Brasileira de Vela encerrou a temporada 2014-2015 da Copa do Mundo com oito medalhas, sendo duas de ouro, duas de prata e quatro de bronze. Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan ganharam na 470 feminina em Hyères, enquanto Martine Grael e Kahena Kunze, na 49erFX, subiram no topo do pódio em Weymouth, na Inglaterra. As pratas vieram com Martine e Kahena, em Hyères, e com Bimba em Abu Dhabi. E os bronzes foram conquistados por Martine e Kahena, em Miami, nos Estados Unidos, Robert Scheid,t em Hyères, e Patricia Freitas na etapa francesa e em Abu Dhabi.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

 

Whats NÁUTICA - 30/06/2020