Copa Brasil de Vela

Por: Redação -
17/12/2014

Nesta terça-feira foi dada a largada para a segunda edição da Copa Brasil de Vela. O evento está sendo disputado na praia de São Francisco, em Niterói, até o próximo sábado, dia 20, e conta com a presença de mais de 160 velejadores, de 23 países, incluindo campeões olímpicos e mundiais. Destaque para a família Scheidt, que lidera a classe Laser Standard com o multimedalhista Robert, e sua esposa, a lituana Gintare Scheidt, que lidera na Radial.

“Foram regatas bem difíceis, com vento de 6 a 7 nós. Nas primeiras duas favoreceu muito o lado direito e a largada foi um momento muito crítico da regata. Ficar entre os cinco primeiros nestas condições é sempre bom. Agora é torcer para aumentar um pouquinho mais o vento”, disse Scheidt.

Ainda na classe Laser Standard, Bruno Fontes venceu a segunda regata do dia e volta para a água amanhã na terceira colocação.

Na classe 470, que está disputando também o campeonato Brasileiro, são duas duplas estrangeiras que estão na liderança. Entre as mulheres, a primeira colocada é a dupla Austríaca Lara Vladau e Jolanta Oger. As gaúchas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan vem em segundo. “Foi um primeiro dia difícil, com vento fraco. Chegamos a liderar as três regatas do dia, mas acabamos cometendo alguns erros com a troca do vento, mas estamos bem felizes. Conseguimos somar resultados mais baixos, que é o objetivo do primeiro dia”, disse Fernanda.

Entre os homens os líderes são os americanos Stuart McNay e Dave Hughes. Os gaúchos Geison Mendes e Gustavo Thiesen são os melhores brasileiros na competição, na sexta colocação, a apenas cinco pontos do terceiro.

Na classe Finn, a liderança é do campeão mundial Giles Scott, da Inglaterra. Jorginho Zarif é o melhor brasileiro, na quinta colocação.

Tanto a 470 quanto a Finn velejaram na raia de Copacabana com vento de médio a fraco.

A classe 49er é a menor flotilha da competição, com apenas três barcos brasileiros. Isto porque em novembro foi realizado no Rio de Janeiro o Campeonato Intergaláctico, que reuniu diversos velejadores estrangeiros nas classes 49er e 49er FX. Com isso a briga pela vaga na Equipe Brasileira de Vela de 2015 está acirrada entre Dante Bianchi/Thomas Low Beer e Marco Grael/Gabriel Borges. E nesta terça-feira quem se deu melhor foram Dante e Thomas, que venceram duas das três regatas.

Entre as meninas do 49er FX, Martine Grael e Kahena Kunze, que acabam de conquistar o Prêmio Brasil Olímpico, estrearam na segunda colocação. As líderes são as holandesas Annemiek Bekkery e Annette Duelz.

As duas classes velejaram na raia do Pão de Açúcar com vento que variou entre 10 e 14 nós (18 km/h).

A classe RS:X foi a primeira a acabar as três regatas do dia. A raia utilizada por eles foi a da Escola Naval e o vento por ali estava na casa dos 12 a 15 nós (27 km/h), condição que foi considerada por muitos perfeita para a estreia da competição.

“O lugar é incrível e as pessoas são muito simpáticas. O único problema ainda é a barreira da língua. Mas o dia estava ótimo hoje e deu para me divertir bastante”, disse o holandês Dorian Van Rijsselberge, campeão olímpico em Londres, que finalizou o dia na sétima colocação.

“O dia foi bom, venci a primeira regata e fui quarto nas outras duas. Não fui o melhor do dia, mas foi um bom começo”, disse Bimba, que estreou em terceiro.

Entre as mulheres, Patricia Freitas estreou na terceira colocação, empatada com a segunda. A líder é a inglesa Isobel Hamilton.

Já na classe Nacra, os franceses Billy Bresson e Marie Riou mostraram por que são os atuais campeões mundiais ao somar apenas seis pontos em três regatas. Os melhores brasileiros são Clínio Freitas e Gabi Nicolino, na sétima colocação.

Foto: Fred Hoffmann/Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024

    Especial Digital do Rio Boat Show 2024 já está no app Náutica; saiba como acessar

    Com as principais informações do evento, o material se encontra disponível para download gratuitamente

    FS Yachts leva lancha recém-lançada ao Rio Boat Show 2024

    FS 355, apresentada na primeira semana de abril, está prestes a ganhar as águas da Baía de Guanabara ao lado de outro modelo do estaleiro