Conheça os campeões do Brasileiro ABVO em Búzios

Por: Redação -
23/04/2019
Foto: Gabriel Heusi

Com um dia de muito sol e ventos mais fracos, foram definidos os campeões do Campeonato Brasileiro ABVO regras IRC e ORC, em Búzios (RJ), realizado no empreendimento Aretê/BR Marinas. Foram realizadas duas regatas Barla-Sota contabilizando cinco nos três dias de evento. O Rio Grande do Sul levou o título na classe ORC com o barco Crioula 29 que faturou o segundo título seguido, e o Rio de Janeiro faturou o caneco com o barco Danadão na classe IRC. A competição teve 23 barcos de quatro estados. Além do RS e do RJ, barcos de São Paulo e Espírito Santo.

Na classe ORC, depois de um primeiro dia com problemas e sem completar a regata, o Crioula 29, começou o último dia com um segundo lugar – empatado com o Angela VI – na quarta regata no geral e fechou com a vitória na quinta regata consolidando o troféu vencendo três das cinco disputadas. Fabrício Streppel, timoneiro do barco, comemorou a conquista dos gaúchos: “É muito legal pois as condições climáticas aqui sempre ajudam. Na primeira regata tivemos problemas, tivemos que voltar rápido para a marina para consertar e foi ótimo poder sair com a vitória a seguir”, disse ele que elogiou a nova estrutura do empreendimento Aretê e BR Marinas que abrigaram o evento: “A infra-estrutura daqui é espetacular. Tudo bem organizado, dar parabéns para a organização em água e terra, tudo foi 100%”. O time bicampeão Brasileiro ABVO contou com nomes como Samuel Albrecht e Geison Mendes, ambos em campanhas Olímpicas nas classes Nacra 17 e 470 de olho nos Jogos de Tóquio em 2020.

A segunda colocação geral ficou com o Angela VI, do Rio de Janeiro, e o terceiro lugar ficou com o Santa Fé V, barco do Rio de Janeiro vencedor na categoria B da classe. Na segunda classe o vice-campeonato ficou com o Maestrale do comandante Adalberto Casaes que se acidentou no primeiro dia de evento após um jibe chinês e ficou fora de combate nos dois últimos dias de regata: “Tivemos um jibe chinês no primeiro dia, fui lançado ao mar, machuquei o braço e não mais pude velejar, mas o barco foi bem apesarde uma avaria e fechamos vice-campeões da ORC bem e nos estimula para fazer cada vez melhor”

Na classe IRC as disputas se concentraram entre o Danadão, com presença de Maurício Santa Cruz, com participação olímpica e pentacampeonato mundial, quatro na J-24 e um na Snipe, e o Mahalo, com presença dos medalhistas olímpicos Lars Grael e Clínio de Freitas. O Danadão, do Rio de Janeiro, comandado por Guilherme Raffare, chegou na frente no último dia após duas vitórias na sexta e confirmou a liderança com mais duas vitórias neste sábado enquanto que o Mahalo, comandado por Colin Gomm e Ricardo Silveira, ficou em segundo na penúltima regata e em terceiro na última. A terceira colocação no geral ficou com o Rudá, de Santos (SP), barco com cinco títulos nacionais na categoria.

“Evento foi muito produtivo, tivemos todos os tipos de condições, vento forte, fraco e médio, aqui é uma raia excelente, uma das melhores do Brasil, sempre uma satisfação velejar por aqui”, comemorou Maurício Santa Cruz que destacou a disputa sadia que teve com o barco de Lars Grael pelo título: “Sempre é uma boa disputa, Lars é um excelente velejador e acresce muito àdisputa, sempre bacana disputar contra ele”.

Maurício destacou a importância do novo empreeendimento Aretê que abrigou o evento junto com a BR Marinas: “É uma nova área para a vela náutica, está começando o projeto, já é mais um evento que podemos fazer em Búzios, guardando barcos de Oceano em seco, não tínhamos isso, guardando no pier, está de parabéns a cidade por melhorar a área náutica da cidade”

Na classe B da IRC o barco Esculacho, do Rio de Janeiro, ficou com o título e o Dona Bola, também do Rio, terminou com o segundo posto.

Ricardo Baggio, organizador do Brasileiro ABVO, fez o balanço positivo da competição: “Foi um evento que foi um esforço de várias pessoas e entidades tentando promover um novoespaço da vela no Brasil. Tivemos um excesso de vento no primeiro dia, a Marina foi colocada à prova, tivemos a maré mais baixa do mês e o canal está totalmente dragado e os barcos entraram sem problema nenhum. Tivemos o vento Sudoeste criando dificuldades para as embarcações para a atracação. Claro que uma coisa ou outra precisa ser melhorada, mas o evento cumpriu o papel dele principal que é o pessoal conhecer o bairro Aretê e ter boas regatas. Foi um sucesso tanto para o patrocinador quanto para os velejadores que curtiram esses dias por aqui”, apontou Kadu que teve dois meses de preparação para o evento em Búzios: “Com certeza esse local tem condições de receber vários grandes eventos de vela. Muito pouco precisa ser melhorado, temos a estrutura completa parareceber 40, 50 barcos e fazer grandes eventos por awui

Comodoro da ABVO, Adalberto Casaes, destacou os pontos positivos e não descartou a volta do Brasileiro ABVO para a cidade e o empreendimento Aretê para a próxima temporada. O Brasileiro ABVO tem sede itinerante pelo país:”Considero um sucesso, tivemos muita sorte, primeiro dia com muito vento, vento forte no segundo dia também raia excelente que é a de Búzios e no último dia um pouco mais fraco, vento mais social, organização em terra exemplar, impecável, dentro d´água os profissionais que só fazem explorar da melhor forma as condições disponíveis. Saldo é excelente. Campeonato Brasileiro ABVO regras ORC e IRC associado à Búzios Sailing Week admirável. A possibilidade de manter o evento em Búzios não deve ser excluída, pessoalmente pude conhecer o empreendimento Aretê, estou encantado com isso aqui, é sensacional, tem um futuro de vela e veleiros imenso, o hotel e complexo são ótimos, as coisas funcionaram muito bem. Deu para mostrar que a Vela de Oceano pode se ancorar aqui mais e mais”

Rafael Zanola, gestor do fundo de investimento imobiliário responsável pelos novos negócios do banco Opportunity que cuida do empreendimento Aretê : “Estamos muito felizes por ter participado desse projeto, foi um sucesso. Estamos vendo todas as pessoas felizes, ficamos felizes de sediar e queremos sediar outras. Gostaríamos de participar do evento do ano que vem, esperamos que se desenvolva fortemente para que possamos sediar também outros eventos. Importante essa competição pois mostra o bairro Aretê, o empreedimento Aretê nacionalmente”.

LEIA TAMBÉM

>>Yacht Collection firma parcerias e amplia rede de negócios
>>Brasil é campeão de vela nas classes 470 feminina e na Finn em Gênova
>>Novo estaleiro holandês se prepara para lançar sua primeira lancha de 15 metros

RESULTADOS GERAIS: 

ORC

1 – Crioula 29 (RS) – 5,50 pontos

2 – Angela VI (RJ) – 9,50 pontos

3 – Santa Fe V (RJ) – 10 pontos

4 – Maximus (RJ) – 19 pontos

5 – Duma (RJ) – 20 pontos

6 – Maestrale (RJ) – 22 pontos

7 – Fire & Forget (RJ) – 25 pontos

8 – Bijupurá (RJ) – 32 pontos

9 – +Bravíssimo (ES) – 32 pontos

10 – Vesper IV (RJ) – 33 pontos

11 – Marlim (RJ) 45 pontos

IRC

1 – Danadão (RJ) – 4 pontos

2 – Mahalo (RJ) – 7 pontos

3 – Rudá (SP) – 13 pontos

4 – Zorro (SP) – 15 pontos

5 – Loyality (RS) – 20 pontos

6 – Boto V (SP) – 21 pontos

7 – Esculacho (RJ) – 25 pontos

8 – Dona Bola (RJ) – 33 pontos

9 – Cherne (RJ) – 33 pontos

10 – Phanton of the Opera (ES) – 34 pontos

11 – Lady Milla (RJ) – 43 pontos

12 – Sargaço (RJ) – 55 pontos

ORC 1 

1 – Crioula 29

2 – Angela VI

3 – Maximus

4 – Duma

5 – Fire & Forget

6 – Vesper IV

ORC 2 

1 – Santa Fé V – 4 pontos

2 – Maestrale – 9 pontos

3 – Bijupirá – 14 pontos

4 – +Bravíssimo – 15 pontos

5 – Marlim – 22 pontos

IRC 1

1 – Danadão

2 – Mahalo

3 – Rudá

4 – Zorro

5 – Loyality

6 – Boto V

7 – Cherne

8 – Lady Milla

IRC 2

1 – Esculacho – 5 pontos

2 – Dona Bola – 8 pontos

3 – Phanton of the Opera – 8 pontos

4 – Sargaço – 19 pontos

REGATAS DE SÁBADO: 

Regata 5 – Barla-Sota

1 – Crioula 29 – 1h54min12s

2 – Santa Fé V – 4min40s atrás

3 – Angela VI – 4min55s atrás

4 – Maximus – 7min28s atrás

5 – Fire & Forget – 11min45s atrás

6 – Vesper IV – 12min16s atrás

7 – Maestrale – 12min21s atrás

8 – Bijupirá – 13min39s atrás

9 – Duma – 17min55s atrás

10 – +Bravíssimo – Não largou

10 – Marlim – Não largou

Regata 4 – Barla Sota 

1 – Santa Fe V – 1h41min43s

2 – Angela VI – 1 segundo atrás

2 – Crioula 29 – 1 segundo atrás

4 – Bijupirá – 1min42s atrás

5 – Maestrale – 3min11s atrás

6 – Maximus – 3min29s atrás

7 – Vesper IV – 4min51s atrás

8 – Fire & Forget – 5min23s atrás

9 – Duma – 11min04s atrás

10 – Marlim – Não largou

10 – +Bravíssimo – Não largou

IRC

Regata 5 – Barla-Sota

1 – Danadão – 2h24min49s

2 – Rudá – 2h31min06s

3 – Mahalo – 2h32min03s

4 – Zorro – 2h32min42s

5 – Boto V – 2h35min10s

6 – Esculacho – 2h42min

7 – Cherne – 2h42min56s

8 – Phanton of the Opera – 2h43min40s

9 – Loyality – 2h44min28s

10 – Dona Bola – 2h48min56s

11 – Lady Milla – Não largou

11 – Sargaço – Não largou

Regata 4 – Barla Sota

1 – Danadão – 1h38min06s

2 – Mahalo – 1h44min32s

3 – Zorro – 1h44min33s

4 – Rudá – 1h46min45s

5 – Loyality – 1h48min

6 – Cherne – 1h48min02s

7 – Boto V – 1h48min36s

8 – Phanton of the Opera – 1h48min39s

9 – Esculacho – 1h49min35s

10 – Lady Milla – 1h51min14s

11 – Dona Bola – 1h54min08s

12 – Sargaço – Não largou

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Jets, quadriciclos e UTVs serão apresentados pela Quadricenter no Rio Boat Show 2024

    Mais de 10 produtos serão expostos no estande da marca de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico

    CL Barcos levará veleiro da francesa Dufour ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 41 pés representa a primeira do tipo no Brasil e poderá ser vista de perto de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória