Conheça as lixeiras flutuantes que auxiliam na limpeza do oceano

0
1123

Além de reduzir a quantidade de plástico descartada nos mares, é preciso criar soluções criativas e rápidas para a limpeza dos mesmos. Em Montenegro – leste europeu, lixeiras flutuantes estão sendo espalhadas na água e ela é capaz de coletar diversos tipos de detritos, como garrafas plásticas, linhas de peixe e até mesmo bitucas de cigarro.

Desenvolvida por uma dupla de australianos, o equipamento batizado de Seabin, funciona através de um sistema simples que suga a água. Desta maneira, os resíduos ficam presos no compartimento e a água limpa volta ao mar. Ligado a uma bomba, ela já está sendo usada na Baía de Kotor, região tombada pela Unesco como patrimônio natural.

LEIA TAMBÉM
>>Equipe japonesa vem ao Brasil participar do primeiro rali mundial de pesca na Amazônia
>>Fountaine Pajot e Volvo Penta firmam parceria em projeto de eletromobilidade
>>Nova matéria-prima usada na fabricação de barcos de fibra de vidro promete criar barreira contra fogo

Funcionando 24 horas por dia, a lixeira flutuante pode capturar 1,5 kg de detritos por dia, incluindo microplásticos de até 2 mm de diâmetro. Desde que elas começaram a ser instaladas, há 6 meses, 800 quilos de detritos flutuantes orgânicos e não orgânicos já foram capturados. Porém, além de limpar, a Seabin possui um outro papel fundamental: coletar dados sobre o estado dos cursos d’água.

A ideia é compartilhar essas informações coletadas para contribuir na criação de mais esforços de limpeza das águas no mundo todo. Até agora já existem mais de 400 unidadesSeabin em 23 países e cada uma contribui para reunir informações vitais sobre o problema da poluição oceânica.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones