Confira os resultados da Classe C30 na 2ª etapa da Copa Suzuki em Ilhabela

0
831
Foto: Aline Bassi

Katana Portobello, de Florianópolis, saiu na frente na 2ª Etapa da Copa Suzuki de Vela Oceânica com duas vitórias nas duas primeiras regatas deste fim de semana em Ilhabela. eCycle +Realizado e Kaikias Maserati dividem a segunda colocação, seguidos por Caiçara e Caballo Loco. Vento sul entre 8 e 11 nós (20 km/h) possibilitou regatas em meio ao Canal de São Sebastião. A etapa considerada como Warm Up para a Semana de Vela de Ilhabela será concluída no próximo fim de semana (08 e 09/6).

A tripulação comandada pelo catarinense Cesar Gomes Neto dominou as duas regatas de sábado, chegando à frente do eCycle +Realizado na primeira prova e do atual tetracampeão Caiçara na segunda. As regatas previstas para domingo foram canceladas por falta de vento. A variação nas posições comprova o equilíbrio na Classe C30. O Katana foi o quatro colocado na primeira etapa, em março, vencida pelo Caballo Loco, que agora obteve quarto e quinto lugares.

“O Katana foi sem dúvida o melhor barco. Largou muito bem nas duas regatas e soube manter a liderança em todas as pernas. Nós, do Caballo Loco, também fizemos boas largadas, mas o barco mostrou que não anda bem no vento fraco, precisa de alguns ajustes. De qualquer forma, tivemos disputas acirradas com Caiçara e Kaikias. A presença dos umpires na raia (juízes embarcados em botes) manteve a flotilha mais calma. Foi um fim de semana emocionante e divertido”, avaliou o comandante Mauro Dottori.

LEIA TAMBÉM
>>Fundador da North Sails, Lowell North morre nos Estados Unidos
>>Schaefer lança nova versão de sua 26 pés. Modelo deverá ser apresentado no Boat Show
>>Semana do Meio Ambiente de Itajaí tem como tema “Coleta Seletiva e Mares Limpos”

Em relação a etapa de abertura da Copa Suzuki, eCycle +Realizado foi o barco que mais evoluiu, saltando da quinta para a segunda colocação. “Na primeira regata, mesmo largando escapados, conseguimos nos recuperar e cruzar a linha de chegada em segundo lugar, brigando com o Katana”, contou Ricardo Apud, trimmer da embarcação.

Na segunda prova, a estratégia do vice-líder da etapa foi procurar repetir os acertos da primeira. “Optamos novamente por largar do lado direito da raia, próximos ao Katana. Na perna de popa velejamos bem com o balão (vela de proa) e montamos a boia à frente do Caiçara, mas depois, eles e o Kaikias nos ultrapassaram. A C30 é assim, disputa o tempo todo”, resumiu Apud, responsável pela regulagem nas velas do eCycle +Realizado.

Nas demais classes em disputa no Circuito Ilhabela, os seguintes barcos lideram a segunda etapa: Azzurro (HPE 25), Kamaiurá (Clássicos), Triton (RGS) e Asbar Total Balance (IRC). A 19ª edição da Copa Suzuki terá quatro etapas até dezembro. Os barcos se preparam também para a Semana de Vela de Ilhabela, de 13 a 20 de julho.

Classificação da Classe C30 após duas regatas
1 – Katana Portobello – Cesar Gomes Neto: 1+1 = 2 pontos perdidos
2 – eCycle +Realizado – José Luis Apud: 2+4 = 6 pp
3 – Kaikias Maserati – Eduardo Mangabeira: 3+3 = 6 pp
4 – Caiçara – Airton Schneider: 5+2 = 7 pp
5 – Caballo Loco – Mauro Dottori: 4+5 = 9 pp

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones