Catamarã elétrico com hidrofólios ganha concurso francês de inovações

Por: Redação -
03/03/2021

O L’Overboat foi o grande vencedor do InnOvations 2021, concurso focado em inovações para empresas que rola na região Occitanie, na França. Não é para menos, o projeto do estaleiro Neocean é sensacional!

Com apenas 3,1 metros de comprimento (10 pés), o barco é um catamarã elétrico com hidrofólios que praticamente levanta voo, mantendo apenas as lâminas e as pernas na água depois de decolar. E o melhor: sem custos operacionais (não usa combustível fóssil) nem ruído e com zero emissão de poluentes. Não por acaso, o pequeno catamarã recebeu ainda o certificado Solar Impulse, de benéficos ao meio ambiente.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

O concurso, como o nome sugere, procurava por projetos com caráter inovador, que fossem viáveis e tivessem impacto econômico-financeiro, fosse regional, nacional ou internacionalmente, induzindo cooperação entre meios os acadêmicos e econômicos.

São várias categorias, e o melhor projeto seria aquele que atendesse a todos os requisitos. Os jurados foram checando e selecionando, ou eliminando, cada um dos inventos, até que acabou elegendo o L’Overboat como projeto número 1.

Criado pelo oceanógrafo Vincent Dufour, o L’Overboat está equipado com um banco de baterias de 48V, com 70Ah de capacidade, além de um motor de 4,5kW que dispensa a licença obrigatória de navegação — bem, pelo menos na maioria das jurisdições. Com o uso dos hidrofólios, o catamarã sai da água a 7,5 nós, e atinge 15 nós de velocidade máxima. Na velocidade de cruzeiro, de 11 nós, a autonomia é de 2 horas.

O design — fruto de uma parceria entre a Yacht Design Collective e a JB Epron — alia engenhosidade e proeza em um só barco. Para navegar, o piloto desliza as baterias para um compartimento na cabine e coloca as asas do hidrofólio manualmente na água. No caso de águas muito rasas, basta retrair as folhas e seguir em frente, sem o recurso do hidrofólio.

Leia também

» Estúdio italiano apresenta novo conceito de catamarã anfíbio movido a energia solar

» Greenline Yachts cria primeira frota de barcos 100% elétricos para aluguel

» Conheça os primeiros barcos comerciais elétricos da Nova Zelândia

Para que o L’Overboat possa “voar”, o peso é fator determinante. Para isso fosse possível, o apoio da Universidade de Montpellier e de muitos de seus laboratórios foi decisivo, além da participação do Estaleiro SCC, experiente em compostos gerais e asas de alumínio, que contribuiu para a embarcação passasse a deslocar apenas 100 quilos.

A certificação ambiental indica que o L’Overboat apresenta baixo consumo de energia em relação à velocidade e 90% menos emissões de CO2, já que motor elétrico com acionamento direto que consome 3 vezes menos energia do que um motor térmico com a mesma potência.

Depois de  vencer o concurso, a equipe Neocean revelou que seu passo seguinte é desenvolver uma versão desse mesmo catamarã para duas pessoas. No vídeo abaixo, confira como o barco funciona:

https://youtu.be/0D_e_k2Qkew

Por Naíza Ximenes, sob supervisão do jornalista Otto Aquino.

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Monociclo subaquático permite nadar e pedalar em baixo d'água ao mesmo tempo

    Criado pela empresa francesa Seabike, o dispositivo promete uma velocidade "sobre-humana"; confira

    Após sucesso do Rio Boat Show, Brasil amplia calendário náutico para Brasília e Salvador

    Maior edição após a pandemia, salão carioca entrou para a história pela diversidade de produtos, serviços e atrações, e marcou a expansão do evento para outras regiões

    Parque eólico no mar adotará radar flutuante para evitar colisão de pássaros

    Na Holanda, sistema que combina tecnologias desligará geradores em caso de aproximações de aves

    Parque aquático na Inglaterra terá ‘playground flutuante’ para desafios na água

    Inspirada em programa de TV, atração abre ao público no final de maio

    Atleta da Marinha oriunda de projeto social garante vaga nas Olimpíadas de Paris

    Terceiro-Sargento Laura Amaro representará o Brasil no Levantamento de Peso