Modelos de concessão de estruturas públicas para o setor privado são tema no Congresso NÁUTICA

0
431

A segunda palestra do segundo dia do 5º Congresso Internacional Náutica foi dividida entre dois palestrantes: Bruno Aurélio, partner da Tauil & Chequer Advogados, escritório associado ao americano Mayer Brown, e Wanderley Galhiego Junior, diretor de novos negócios e inovação da Socicam, empresa líder na área de infraestrutura de transportes e serviços, com um braço no setor das águas.

Bruno Aurélio explicou que há dois modelos de concessão de estruturas públicas para o setor privado. O primeiro é a velha transferência por meio de licitação. A segunda, por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP’s), em que se estabelece um vínculo, por meio de contrato, entre a Administração Pública e a iniciativa privada, em que o parceiro privado assume a responsabilidade da gestão, total ou parcial, dos serviços ou atividades de interesse público. Apesar de parecer um conceito simples, as PPP’s apresentam uma série de regras, restrições, modalidades e aplicações que as tornam mais complexas e diversas.

Na sequência, Wanderley Galhiego Junior entrou com o exemplo da Socicam, que há seis anos formou três parcerias bem-sucedidas com o governo da Bahia, passando a administrar, pelo prazo de 25 anos, o Terminal Náutico de Salvador, o Terminal Náutico Vera Cruz e o Terminal Marítimo de Salvador. “Este setor tem recebido uma atenção especial nos nossos planos de investimentos, pensando em suprir necessidades de um sistema carente de estrutura e mão-de-obra especializada”, explica o diretor da Socicam, que realiza a recepção de navios de cruzeiro, além de cuidar da gestão do fluxo de passageiros entre Salvador e Itaparica e Salvador e Morro de São Paulo e operar a marina, na capital baiana, entre outras atividades que variam de acordo com a necessidade de cada empreendimento.

O maior salão náutico indoor da América Latina chega em sua 22ª edição em 2019, reunindo os principais lançamentos e destaques do setor em um só lugar. São iates, lanchas, veleiros, jets, motores, equipamentos, acessórios e muito mais para o público acompanhar até a próxima terça-feira, 24 de setembro, no São Paulo Expo.

Como já é tradição, o Espaço dos Desejos traz os lançamentos dos produtos mais cobiçados do mercado de luxo, de relógio a helicóptero. No pavilhão Destinos Náuticos, os visitantes poderão conhecer lugares paradisíacos e participar de um bate papo com velejadores sobre suas viagens incríveis. Por mais um ano, o PADI Dive Festival acontecerá simultaneamente ao São Paulo Boat Show, apresentando produtos, serviços, palestras e atrações voltadas para o mergulho. O São Paulo Boat Show traz, ainda, a mostra Tesouros Náuticos, com cerca de 20 barcos clássicos, entre lanchas e veleiros, para o público conhecer e se encantar. O São Paulo Boat Show 2019 tem organização Boat Show Eventos, patrocínio Bradesco Private Bank, co patrocínio Metalu Brasil, e com apoio da Revista Náutica e da Acobar.

São Paulo Boat Show 2019
Data: De 19 a 24 de setembro
Local: São Paulo Expo
Horários: 19/9, das 15h às 22h
Dias de semana, das 13h às 22h
Fim de semana, das 12h às 22h
24/9, das 13h às 21h

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A nova edição já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Para compartilhar esse conteúdo, por favor use o link da reportagem ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos e vídeos de NÁUTICA estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem nossa autorização (redacao@nautica.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que NÁUTICA faz na qualidade de seu jornalismo.