Conheça inovadores conceitos de iates apresentados recentemente no meio náutico

Por: Redação -
09/02/2021

Com projetos que mesclam desde o desenho de um caranguejo a helipontos de vidro subaquáticos, os designers do mundo náutico têm demonstrado uma perspectiva totalmente diferente. Esses conceitos trazem inovações inéditas, e um tanto quanto extravagante.

Inscreva-se no canal de NÁUTICA no YouTube e ATIVE as notificações

O Explorer, de 50 metros, idealizado pelo escritório MP Yachts Design é um exemplo disso: como o próprio nome diz, ele procura atender a um quesito mais explorador, e foi otimizado para acomodar até 12 convidados além dos 11 tripulantes. O conceito principal aplicado nesse projeto foi atender àqueles que preferem embarcações com autonomia para um cruzeiro de longo alcance, a fim de atrair proprietários que veem nos barcos a possibilidade de viajar por longos períodos de tempo — como quem quer fugir da pandemia, por exemplo. O superiate possui um convés de popa de 115 metros quadrados, desenhado para acomodar tendas, submarinos, carros etc. Foi construído pelo estaleiro Marcelo Penna Yachts, possui casco de aço, superestrutura de alumínio e sistema de propulsão híbrido que permite uma velocidade máxima de 16 nós e velocidade de cruzeiro de 15 nós.

 

Explorando a estética futurista, a Kyron Designs também deixou sua marca. O megaiate Nzuri, de 70 metros (ou 229 pés), possui casco de aço com superestrutura parcial de fibra de vidro. Essa mudança permite que a embarcação opere em todos os tipos de clima — das regiões polares às Ilhas Galápagos. O Nzuri foi projetado para acomodar 20 convidados, em 10 camarotes, além dos 28 tripulantes. A piscina pode ser transformada em um heliponto e o solário foi equipado com jacuzzi.

 

O Ocean One, megaiate de 107 metros da Ludes Design Team, também está nessa lista. Wolfgang Ludes, o designer que liderou o projeto, conta que a ideia era desenhar uma embarcação chique, remetendo à aparência “discreta” dos iates anteriores da década de 1920. “Queríamos criar algo invisível e bonito, longe do estilo explorador e de iate militar desenvolvido nos últimos anos”, conta Wolfgang. Os 351 pés da Ocean One são equipados com três piscinas, um heliponto, garagem para helicópteros submersa com paredes de vidro. Quanto às acomodações, o máximo de 20 hóspedes serão abrigados em 10 suítes duplas.

Leia também

» Projeto de plataforma flutuante pensado para limpar lixo do Pacífico ganha prêmio de arquitetura e inovação

» Primeiro superiate da nova geração Amels Limited Editions está sendo equipado na Holanda

» Novo serviço de transporte aquático irá conectar os portos de Mônaco à nova marina italiana

Inspirado em caranguejos, o Pagurus, da Lazzarini Design, é o sétimo da série de iates de inspiração natural que o estúdio está desenvolvendo. Com 25 metros (82 pés), o catamarã é alimentado tanto pela energia solar quanto pela própria água, e é um barco anfíbio. Semelhante aos membros de um caranguejo posicionados de lado, o iate também subdivide os espaços residenciais em dois cascos laterais, conectados um ao outro por meio de uma estação de convés da torre da ponte. Os cascos duplos podem ser configurados com até 3 quartos, uma cozinha e um pequeno banheiro, acomodando 8 passageiros e 4 tripulantes. Quando na terra, o Pagurus pode aumentar o seu calado ao abaixar os cilindros giratórios. Possui dois motores a diesel de 890 hp.

O megaiate Emir, de 120 metros (393 pés) foi planejado pela Gresham Yacht Design, em Londres. O grande diferencial é a presença de um biodigestor para eliminar resíduos orgânicos, NOX e particulados nocivos em até 90%. Resumindo, o intuito é reduzir o impacto ambiental. Possui dois helipontos, garagem com centro de mergulho para entusiastas do esporte e acomoda 36 passageiros além dos 40 tripulantes.

Com uma aparência propositalmente Viking, o Drakkar, construído por Max Zhivov, tem 26 metros (85 pés) e um grande diferencial: a inteligência artificial. Ele pode ser controlado por piloto automático, com possibilidade de controle remoto e tem inteligência suficiente para atracar e evitar possíveis obstáculos. Ainda identifica, por si só, os obstáculos superficiais e subaquáticos, facilitando ainda mais o processo de direção para usuários amadores. O destino do iate pode ser controlado pelos hóspedes via aplicativo, mantendo a navegação contínua por até 4 dias. Além de tudo, possui 80 metros quadrados cobertos por painéis solares e sistema de propulsão elétrica que tornam o barco menos agressivo ao meio ambiente. Pode acomodar até 8 pessoas em 4 camarotes.

Por Naíza Ximenes, sob supervisão da jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para receber o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e leia mais conteúdos.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Confira um compilado com os mais de 60 barcos que estarão nas águas do Rio Boat Show 2024

    Iate, veleiros, catamarãs, lanchas e botes estarão atracados na Baía de Guanabara, de 28 de abril a 5 de maio

    Porsche exibe carros esportivos de luxo no Rio Boat Show 2024, incluindo sedã híbrido

    Com dois modelos, especialista em carros de luxo terá estande no famoso Espaço dos Desejos

    NÁUTICA Talks: em clima de Olimpíadas, CBVela explica sucesso do Brasil na vela

    Marco Aurélio de Sá Ribeiro, presidente da CBVela, e Luiz Guilherme, head de marketing da confederação, falarão sobre o tema no Rio Boat Show

    No NÁUTICA Talks, Guilherme Guimarães conta porque ilha no Caribe tornou-se o paraíso dos brasileiros

    Recifense que mora no local há mais de 20 anos vai contar tudo que quem pretende ir à ilha precisa saber; palestra acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    No NÁUTICA Talks, Yuri Benites descortina turismo náutico no Lago de Itaipu

    Diretor de Turismo na Fundação PTI integra agenda de palestras durante o Rio Boat Show 2024