Competição de Snipe

Por: Redação -
21/06/2016

Teve início nesta terça-feira, 21, o Campeonato do Hemisfério Ocidental de Snipe, em Cabo Frio. O evento, que acontece até o próximo sábado, 25, é disputado de dois em dois anos, no intervalo do também bienal campeonato mundial da classe. E na edição de 2016, com organização do Iate Clube do Rio de Janeiro, em sua sub-sede de Cabo Frio, além dos sempre favoritos brasileiros estarão na raia da praia do Forte duplas japonesas, americanas, peruanas, argentinas, equatorianas e porto-riquenhas.

De terça-feira a sábado, sempre com início ao meio-dia, serão disputadas até duas regatas por dia, totalizando um máximo de dez provas. A partir da quinta regata entra o primeiro descarte do pior resultado e a partir da nona entra um segundo descarte, permitindo que cada dupla conte apenas suas oito melhores colocações na súmula final.

O belo troféu de prata que está em exposição no iate clube está em disputa contínua desde 1950, quando em Havana foi realizada a primeira edição do torneio. Desde então a taça já viajou o mundo e foi disputada em lugares tão distantes quanto o Japão e o Canadá, passando por países como os EUA, Paraguai, Colômbia, Argentina, Bahamas e Uruguai, entre outros.

Cabo Frio sedia a competição pela segunda vez. A primeira foi em 2004, quando o gaúcho Xandi Paradeda, campeão mundial e medalhista de ouro pan-americano, foi campeão ao lado do irmão. E o local já se tornou uma referência para a classe. “É a segunda vez que a sub-sede do iate e a cidade recebem o Campeonato do Hemisfério Ocidental e sua beleza e bons ventos já têm fama internacional”, comenta Ricardo “Kadu” Baggio, Diretor de Vela do ICRJ.

Foto: Divulgação

Assine a revista NÁUTICA: www.shoppingnautica.com.br

 

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Mestre em Mecânica, Ricardo Paragon ensina a evitar panes no mar no NÁUTICA Talks

    Empresário e técnico premiado compartilhará dicas importantes durante o Rio Boat Show 2024

    Marinha anuncia regras para barcos durante show da Madonna, no Rio

    Área delimitada para o evento só aceitará embarcações identificadas, vistoriadas previamente e que respeitem os limites de lotação

    Hélio Magalhães divide décadas de experiência como velejador no NÁUTICA Talks

    Com 45 anos de mar e mais de 200 milhas náuticas navegadas, palestrante compartilhará ensinamentos no Rio Boat Show 2024

    Na Holanda, live permite acionar "campainha de peixes" para liberar passagem de animais por eclusa

    Transmissão ao vivo mostra quando um peixe aguarda passagem; espectadores avisam operadores ao "tocar campainha"

    Renault apresenta veleiro desmontável, jet elétrico e prancha motorizada

    Marca francesa propõe novas soluções de mobilidade e mostrou inovações durante lançamento de carro elétrico