Como economizar combustível: saiba 5 coisas que você pode fazer para reduzir gastos

0
789
Siga o nosso TWITTER e veja a série Dicas Náuticas diariamente: @revista_nautica

Uma das vantagens de navegar é que esta é uma atividade familiar acessível que todos podem desfrutar. Ainda assim, ninguém quer gastar mais dinheiro do que o necessário, e isso é especialmente uma realidade quando chega a hora de abastecer. No entanto, reduzir gastos relacionados a esse tema não é tão difícil assim!

Ganho de fluidez

A compensação adequada tem tudo a ver com ter a atitude certa. A ideia é ter o fundo do barco correndo paralelo à superfície da água para maximizar o empuxo do motor e reduzir a fluidez. Operar o barco com a proa muito alta ou muito baixa aumenta o arrasto – tanto no ar quanto na água – o que significa que seu motor precisa queimar mais combustível do que o necessário.

A compensação é normalmente ajustada por uma pequena chave seletora que geralmente é montada na lateral da alavanca do acelerador, onde pode ser facilmente controlada pelo seu polegar. À medida que o barco acelera até o plano, tocar suavemente o interruptor de compensação para cima ou para baixo irá alternadamente levantar ou abaixar a proa, permitindo assim, que você garanta que o barco funcione bem e nivelado, com uma economia de combustível ideal e uma viagem mais confortável.

Triton navegandoDesacelerar

É divertido ir rápido no barco e há momentos em que a velocidade pode ser benéfica. Mas, manter o barco a toda velocidade o tempo todo pode ser terrivelmente caro. Diminuir um pouco de vez em quando pode economizar uma quantidade surpreendente de combustível.

Em estudos com um cruzador de 40 pés, por exemplo, os pesquisadores descobriram que diminuir o fluxo em apenas 600 rpm reduziu o consumo de combustível em surpreendentes 45%. Melhor ainda, ele apenas reduziu a velocidade do barco em pouco mais de 5 mph, ou seja, uma queda que dificilmente seria notada por qualquer pessoa a bordo. Durante uma temporada inteira de navegação, desacelerar um pouco pode economizar uma enorme quantidade de combustível e uma enorme quantidade de dinheiro.

Acelerador barcoDieta de combustível

Como todo piloto sabe, um tanque cheio representa muito peso adicional. Você realmente precisa? Ou meio tanque de combustível será mais do que suficiente para você passar o dia? Se você quer realmente reduzir seus gastos com combustível, aliviar a carga carregando apenas o que você realmente precisa é uma ótima ação inicial.

Toda a marcha extra representa peso extra que o motor precisa empurrar e tem um impacto óbvio na economia de combustível. Tirar alguns minutos de vez em quando para descarregar o material que não planeja usar imediatamente pode realmente aumentar e economizar uma quantidade surpreendente de combustível ao longo de uma temporada.

Sintonia do motor

Uma das melhores coisas que você pode fazer para reduzir os custos de combustível é manter o motor funcionando como um relógio suíço. Embora possa custar alguns dólares a cada ano para que um mecânico qualificado examine as coisas, você fará esse investimento de volta na economia de combustível, sem falar na redução do desgaste do motor.

Qualquer ajuste do motor começará com a substituição dos filtros. Isso pode fazer uma grande diferença na economia de combustível e no desempenho do motor, uma vez que mesmo um filtro de combustível parcialmente entupido pode fazer o motor trabalhar muito mais do que o necessário. Os filtros de ar são igualmente importantes, já que um motor que não consegue respirar é um motor que não funciona como deveria. Filtros de combustível e filtros de ar devem ser substituídos todos os anos, sem falhas.

Os técnicos também verificarão o motor em busca de correias soltas, velas sujas, ponto de ignição defeituoso e quaisquer outros problemas potenciais que podem, em última instância, aumentar os custos de combustível.

Um bom técnico de motor também fará questão de verificar o hélice. A maioria dos hélices acumula sua parcela de pequenos amassados, amassados ​​e dobras ao longo do tempo, e esse pequeno dano reduz diretamente sua eficiência. Os maiores problemas vêm da cavitação, onde até mesmo pequenas marcas na hélice podem permitir que bolsões de ar se formem ao redor enquanto ela gira, reduzindo sua picada na água e fazendo o motor trabalhar mais do que o necessário. Sempre faça a manutenção do hélice junto com o motor, mesmo que você não se lembre de ter batido em nada na água.

Leia também

» Empresa sueca e BMW anunciam motor de popa a diesel

» Projeto sustentável transforma navios de carga em casas de luxo. Conheça

» Conheça os 10 principais nomes de embarcações usados por proprietários norte-americanos

A maioria dos navegadores programa esse trabalho para o inverno, quando não estão usando o barco e os técnicos de serviço não estão tão ocupados. Além de reduzir a conta de combustível e prolongar a vida útil do motor, esse serviço protege contra quebras inesperadas na água – e na fila para consertar o barco no auge da temporada.

Motor barcoLimpeza

Parece óbvio, mas qualquer coisa que você possa fazer para reduzir o gasto o ajudará a economizar combustível e diminuir os custos operacionais totais. A limpeza é especialmente importante para os barcos que ficam atracados em uma marina onde ficam o tempo todo na água. Não demora muito para que o casco desenvolva um acúmulo de organismos marinhos, como algas, que aumentam o arrasto quando em andamento e têm um impacto mensurável na economia de combustível. Uma limpeza anual do casco e o uso de um bom revestimento anti-incrustante farão uma grande diferença na quantidade de combustível que você usa.

Algas, ervas daninhas, pólen e resíduos em gerais  vão se acumulando gradualmente em qualquer casco, aumentando o atrito à medida que o barco se move na água. Uma variedade de ceras de fundo agora podem ser encontradas em quase todas as lojas de suprimentos de barcos, para cascos de fibra de vidro e alumínio. A maioria é fácil de aplicar e aumenta a economia de combustível, tornando mais difícil para os detritos aderirem ao casco.

Limpeza casco barcoReduzir a conta anual de combustível do seu barco parece difícil, mas não é. Você não só economizará muito dinheiro, e também prolongará a vida útil do seu barco, tendo ainda mais prazer com seu veículo.

Por Felipe Toniolo, sob supervisão do  jornalista Maristella Pereira

Gostou desse artigo? Clique aqui para assinar o nosso serviço de envio de notícias por WhatsApp e receba mais conteúdos.

PUB Intermarine 13/07/2020