Com pelo menos 23 barcos e 200 atletas, Brasileiro ABVO de Veleiros de Oceano começa nesta quinta-feira em Búzios

Por: Redação -
18/04/2019
Foto: Gabriel Heusi

A quarta-feira foi o dia de chegada da maioria dos barcos no Empreendimento Aretê, em Búzios (RJ), para a disputa do Campeonato Brasileiro ABVO regras IRC e ORC. A competição começa nesta quinta-feira (18), a partir das 12h, com previsão de duas regatas no estilo Barla Sota. O campeonato deve terminar no sábado (20) com a cerimônia de premiação à noite. O domingo será utilizado caso não haja condições climáticas para serem realizadas pelo menos três regatas.

“A previsão é de vento Sul/Sudeste e por isso planejamos fazer duas regatas Barla Sota com duração média de 1h30min cada. A arbitragem sairá em torno das 10h para a colocação da bóia e avaliação de condições para confirmar a regata com saída do Empreendimento Aretê/BR Barinas e largada na Praia Rasa”, declarou o árbitro geral do evento, o paulista Cacá Sodré, árbitro internacional pela World Sailing e que já esteve nos Jogos Olímpicos Rio-2016, além de dois Jogos Pan-Americanos em Mar del Plata em 1995, Rio-2007 e estará nos Jogos do Peru, este ano.

Um dos primeiros barcos a chegar em Búzios foi o Rudá, de Santos (SP) e Ilhabela (SP), pentacampeão da classe IRC no Brasileiro ABVO. Skkiper do barco comandado por Mario Martinez há 12 anos, Miller Lazur e ao lado do secretário e mastro, Marcos Azevedo, navegaram 36 horas de Santos para a cidade na Região dos Lagos no Rio de Janeiro e contou as expectativas em busca do hexacampeonato: “Vamos com tudo, preparados para tentar mais um título, será difícil, mas vamos que vamos. Nosso ponto forte para esse barco são as regatas de percurso, a Barla Sota mais para outros barcos quando montam na bóia para o retorno e conseguem mais velocidade”.

A competição terá a presença de dois medalhistas olímpicos. Lars Grael, bronze nos Jogos de Seul em 1988 e Atlanta em 1996, além de Clínio de Freitas, bronze com Lars na Coreia do Sul. Os dois vão competir no barco Mahalo, de Niterói (RJ), comandado por Colin Gomm e Ricardo Silveira.

O evento vem forte com pelo menos três barcos paulistas. Além do Rudá, teremos o Zorro e o Boto V, além de barcos do Espírito Santo, com o +Bravíssimo, do comandante Luciano Secchin, segundo lugar no geral da classe ORC em 2018, e Phanton of the Opera com Renato Avelar. O Rio Grande do Sul virá com pelo menos dois barcos, o Crioula 29, campeão da ORC ano passado do Brasileiro ABVO e Loyality 06, de Alexandre Leal.

O Crioula 29 defenderá o título e terá a presença de seu comandante, Samuel Albrecht, ajudando na parte técnica em Búzios em terra. Samuel é velejador olímpico, participou dos Jogos de Pequim em 2008 e na Rio 2016 e está classificado para velejar na classe Nacra 17 ao lado de Gabriela Nicolino nos Jogos de Tóquio em 2020. Ele acabou sofrendo um acidente durante o Pricensa Sofia em Mallorca, na Espanha, machucando um dedo da mão direita. Estará de volta as competições no mar somente na metade de maio.

Até o momento são 23 barcos inscritos, sendo dois do Espírito Santo, dois do Rio Grande do Sul, três de São Paulo e o restante do Rio de Janeiro.

O Campeonato Brasileiro ABVO regras IRC e ORC, encerra as inscrições na manhã desta quinta-feira. Até o momento vão disputar o evento cerca de 200 velejadores em 23 barcos sendo onze na ORC – Maestrale, Fire & Forget, Angela VI, Vesper IV, Santa Fé V, Maximus, Duma, Marlin e Bijupirá, do Rio de Janeiro, além do Crioula 29 do Rio Grande do Sul e o +Bravíssimo, do Espírito Santo. Na IRC serão 12. Estarão na dispiuta o Rudá, Zorro e Boto V,de São Paulo, Lady Milla, Mahalo, Cherne, Sagarço, Dona Bola, Danadão e Esculacho, Rio de Janeiro, além do Loyality 06, do Rio Grande do Sul, e Phanton Opera, do Espírito Santo.

LEIA TAMBÉM
>>Yanmar apresentará motores para lanchas e veleiros no Boat Show
>>Noruega abre investigação sobre navio de cruzeiro que ficou à deriva
>>Decreto regulamenta transporte náutico em orla de Aracaju

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO: 

17/04 – Quarta 
12h – 20h Inscrição, Confirmação da Inscrição, Pesagens tripulantes Secretaria do Campeonato – Hotel Aretê
20h – 20h Cocktail de Boas vindas – Hotel Aretê

18/04 – Quinta 
12h – Regatas do dia
Após regatas, feijoada e confraternização – Hotel Aretê

19/04 Sexta 
12h Regatas do dia
Após regatas, happy hour com buffet de massas – ICAB

20/04 Sábado 
12h – Regatas do dia
19h – Cerimônia de Premiação – Hotel Aretê

21/04 Domingo 
12h – Dia reserva para validar o campeonato caso não sejam corridas duas regatas até o dia 20/04

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Marinha do Brasil leva simulador de navegação interativo ao Rio Boat Show 2024

    Além de experimentar a sensação de comandar um barco, visitantes do evento náutico poderão entender a fundo o papel da instituição nacional e receber dicas de segurança

    BR Marinas apresenta serviço de hospedagem de barcos no Rio Boat Show 2024

    Administradora da Marina da Glória, palco de mais uma edição do charmoso evento náutico, terá estande no Espaço dos Desejos

    Pisos personalizáveis e tapete flutuante da Growdeck estarão no Rio Boat Show 2024

    Defensas e porta-celular também fazem parte da lista de dez produtos exibidos pela marca durante o evento náutico

    CL Barcos levará veleiro da francesa Dufour ao Rio Boat Show 2024

    Embarcação de 41 pés representa a primeira do tipo no Brasil e poderá ser vista de perto de 28 de abril a 5 de maio, na Marina da Glória

    Mergulho Day: confira palestrantes que abordarão o tema durante o NÁUTICA Talks

    Com 5 palestras, o dia 3 de maio terá nomes de peso falando sobre a prática ao público do Rio Boat Show 2024