Com pelo menos 23 barcos e 200 atletas, Brasileiro ABVO de Veleiros de Oceano começa nesta quinta-feira em Búzios

Por: Redação -
18/04/2019
Foto: Gabriel Heusi

A quarta-feira foi o dia de chegada da maioria dos barcos no Empreendimento Aretê, em Búzios (RJ), para a disputa do Campeonato Brasileiro ABVO regras IRC e ORC. A competição começa nesta quinta-feira (18), a partir das 12h, com previsão de duas regatas no estilo Barla Sota. O campeonato deve terminar no sábado (20) com a cerimônia de premiação à noite. O domingo será utilizado caso não haja condições climáticas para serem realizadas pelo menos três regatas.

“A previsão é de vento Sul/Sudeste e por isso planejamos fazer duas regatas Barla Sota com duração média de 1h30min cada. A arbitragem sairá em torno das 10h para a colocação da bóia e avaliação de condições para confirmar a regata com saída do Empreendimento Aretê/BR Barinas e largada na Praia Rasa”, declarou o árbitro geral do evento, o paulista Cacá Sodré, árbitro internacional pela World Sailing e que já esteve nos Jogos Olímpicos Rio-2016, além de dois Jogos Pan-Americanos em Mar del Plata em 1995, Rio-2007 e estará nos Jogos do Peru, este ano.

Um dos primeiros barcos a chegar em Búzios foi o Rudá, de Santos (SP) e Ilhabela (SP), pentacampeão da classe IRC no Brasileiro ABVO. Skkiper do barco comandado por Mario Martinez há 12 anos, Miller Lazur e ao lado do secretário e mastro, Marcos Azevedo, navegaram 36 horas de Santos para a cidade na Região dos Lagos no Rio de Janeiro e contou as expectativas em busca do hexacampeonato: “Vamos com tudo, preparados para tentar mais um título, será difícil, mas vamos que vamos. Nosso ponto forte para esse barco são as regatas de percurso, a Barla Sota mais para outros barcos quando montam na bóia para o retorno e conseguem mais velocidade”.

A competição terá a presença de dois medalhistas olímpicos. Lars Grael, bronze nos Jogos de Seul em 1988 e Atlanta em 1996, além de Clínio de Freitas, bronze com Lars na Coreia do Sul. Os dois vão competir no barco Mahalo, de Niterói (RJ), comandado por Colin Gomm e Ricardo Silveira.

O evento vem forte com pelo menos três barcos paulistas. Além do Rudá, teremos o Zorro e o Boto V, além de barcos do Espírito Santo, com o +Bravíssimo, do comandante Luciano Secchin, segundo lugar no geral da classe ORC em 2018, e Phanton of the Opera com Renato Avelar. O Rio Grande do Sul virá com pelo menos dois barcos, o Crioula 29, campeão da ORC ano passado do Brasileiro ABVO e Loyality 06, de Alexandre Leal.

O Crioula 29 defenderá o título e terá a presença de seu comandante, Samuel Albrecht, ajudando na parte técnica em Búzios em terra. Samuel é velejador olímpico, participou dos Jogos de Pequim em 2008 e na Rio 2016 e está classificado para velejar na classe Nacra 17 ao lado de Gabriela Nicolino nos Jogos de Tóquio em 2020. Ele acabou sofrendo um acidente durante o Pricensa Sofia em Mallorca, na Espanha, machucando um dedo da mão direita. Estará de volta as competições no mar somente na metade de maio.

Até o momento são 23 barcos inscritos, sendo dois do Espírito Santo, dois do Rio Grande do Sul, três de São Paulo e o restante do Rio de Janeiro.

O Campeonato Brasileiro ABVO regras IRC e ORC, encerra as inscrições na manhã desta quinta-feira. Até o momento vão disputar o evento cerca de 200 velejadores em 23 barcos sendo onze na ORC – Maestrale, Fire & Forget, Angela VI, Vesper IV, Santa Fé V, Maximus, Duma, Marlin e Bijupirá, do Rio de Janeiro, além do Crioula 29 do Rio Grande do Sul e o +Bravíssimo, do Espírito Santo. Na IRC serão 12. Estarão na dispiuta o Rudá, Zorro e Boto V,de São Paulo, Lady Milla, Mahalo, Cherne, Sagarço, Dona Bola, Danadão e Esculacho, Rio de Janeiro, além do Loyality 06, do Rio Grande do Sul, e Phanton Opera, do Espírito Santo.

LEIA TAMBÉM
>>Yanmar apresentará motores para lanchas e veleiros no Boat Show
>>Noruega abre investigação sobre navio de cruzeiro que ficou à deriva
>>Decreto regulamenta transporte náutico em orla de Aracaju

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO: 

17/04 – Quarta 
12h – 20h Inscrição, Confirmação da Inscrição, Pesagens tripulantes Secretaria do Campeonato – Hotel Aretê
20h – 20h Cocktail de Boas vindas – Hotel Aretê

18/04 – Quinta 
12h – Regatas do dia
Após regatas, feijoada e confraternização – Hotel Aretê

19/04 Sexta 
12h Regatas do dia
Após regatas, happy hour com buffet de massas – ICAB

20/04 Sábado 
12h – Regatas do dia
19h – Cerimônia de Premiação – Hotel Aretê

21/04 Domingo 
12h – Dia reserva para validar o campeonato caso não sejam corridas duas regatas até o dia 20/04

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app
e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Poluição sonora no mar pode ser catastrófica para as baleias

    Barulhos provenientes da navegação de barcos, extração de recursos e outras atividades marítimas afetam a circulação dos animais que se comunicação pelo som

    Confira a melhor forma de chegar ao Rio Boat Show 2024

    Evento náutico mais charmoso da América Latina contará com transfer todos os dias e estacionamento 24h; saiba mais

    NÁUTICA Talks: Izabel Pimentel e Marcelo Osanai contam acontecimentos inesperados na navegação

    Dois navegadores que já passaram por apuros em alto-mar relatam suas incríveis histórias no Rio Boat Show 2024

    Yamaha vai ao Rio Boat Show 2024 com cinco motores e dois jets

    Entre os equipamentos, estão cinco modelos de popa; evento acontece de 28 de abril a 5 de maio

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2019

    Evento chegou a sua última edição antes da pandemia consolidado como o mais importante salão náutico outdoor da América Latina