Co-fundador e presidente emérito da Garmin, Gary Burrell morreu nesta quarta-feira

0
581
Foto: Divulgação

A Garmin International anunciou nesta quinta-feira que Gary Burrell, pioneiro da aviação e co-fundador da Garmin Ltd., faleceu em 12 de junho com 81 anos. Burrell se aposentou em 2002 e continuou a atuar como co-presidente da Garmin até 2004, quando foi nomeado Presidente Emérito.

Burrell co-fundou a Garmin com o Dr. Min Kao em 1989 com a ideia de criar produtos com tecnologia emergente conhecida como Global Positioning System (Sistema de Posicionamento Global) ou GPS. Trinta anos depois, a Garmin passou de um punhado de engenheiros para uma empresa de localização global e de produtos de comunicação, com mais de 13 mil associados em 60 escritórios em todo o mundo. De suas muitas realizações, Gary ficou mais orgulhoso dos trabalhos que ajudou a criar.

“Gary Burrell foi meu amigo, mentor e sócio há mais de 30 anos”, disse Kao. “Sua visão, valores, habilidades de engenharia e compromisso de servir nossos clientes foram a base para o crescimento de nossa empresa. Foi um grande privilégio e uma bênção ter conhecido esse homem incrível e sei que seu legado continuará vivo”.

Em uma carreira de 50 anos, Burrell motivou e orientou milhares de funcionários. Entre eles estava o presidente e CEO da Garmin, Cliff Pemble, uma das primeiras contratações de Burrell.

LEIA TAMBÉM
>>Sessa F5X: conheça a nova lancha que a Intech Boating irá lançar no Brasil
>>Primeiro iate de experiências do mundo tem saída inaugural prevista para agosto
>>#tbt: Coral Angra 29, uma cabinada para o nosso clima

“Enquanto Gary será lembrado por muitos como um dos grandes empreendedores de nossa época, vou me lembrar da maneira incomum como ele liderou nossa empresa, algo que ele chamou de liderança servidora”, disse Pemble. “Seja sobre a criação do melhor produto ou seu comportamento como líder, Gary sempre considerou o impacto para os outros antes de si mesmo. Seu exemplo não apenas inspirou minha contribuição para Garmin, mas também me influenciou positivamente como marido e pai. Sou eternamente grato pelo rico e duradouro legado de Gary Burrell”.

Antes de lançar a Garmin em 1989, Burrell ocupou posições de liderança em empresas de eletrônica marítima e de aviação, incluindo a Lowrance Electronics, King Radio Corporation e AlliedSignal. Ele é amplamente considerado como um dos principais inovadores da aviônica integrada, tendo projetado e desenvolvido o primeiro NAV / COMM de sucesso para o mercado de aviação geral.

Na Garmin, Gary ampliou sua visão de integração com a família de produtos GNS 430/530, que combina a tecnologia GPS com os sistemas tradicionais de navegação e comunicação da aviação e um mapa de cores em movimento. Gary passou a conceber o sistema de cockpit G1000, que hoje opera em milhares de aeronaves em todo o mundo, desde pequenos aviões movidos a pistão até jatos executivos de médio porte. Burrell obteve seu diploma de bacharel em engenharia elétrica na Wichita State University e seu mestrado no Rensselaer Polytechnic Institute.

O Grupo Náutica lamenta a perda e presta sinceras condolências à família e aos amigos de Garry.

Receba notícias de NÁUTICA no WhatsApp. Inscreva-se!

Quer conferir mais conteúdo de NÁUTICA?
A edição deste mês já está disponível nas bancas, no nosso app e também na Loja Virtual. Baixe agora!
App Revista Náutica
Loja Virtual
Disponível para tablets e smartphones