Volta ao mundo

Por: Redação -
02/07/2015

Cerca de 700 tripulantes amadores representando 40 países irão competir na mais longa regata de volta ao mundo, a Clipper Round the World Yacht Race. O percurso de 40 000 milhas inclui paradas em 16 importantes portos globais e envolve milhares de pessoas em 5 continentes. Londres foi confirmada como Cidade-Sede dos eventos de largada e chegada da regata.

Em discurso após a divulgação da programação oficial, o prefeito de Londres, Boris Johnston falou sobre importância do evento para a economia da cidade e do relacionamento com a cidade do Rio de Janeiro. “A Clipper Race proporciona uma grande vitrine para Londres e destaca seu papel como anfitriã de megaeventos desportivos. A primeira etapa da Clipper Race tem como destino o Rio de Janeiro, no Brasil, reforçando o nosso legado olímpico”.

A Clipper Race é conhecida por gerar um grande impacto econômico aos destinos que recebem o evento. Na última edição, mais de cem mil visitantes estiveram em Londres para a largada da regata, que teve transmissão ao vivo para mais de 200 países.

Este ano é esperado um número maior ainda de visitantes, que serão atraídos para a edição comemorativa de 20 anos. O evento de largada da Clipper Race acontece no dia 30 de agosto, em Londres, e a programação oficial foi divulgada esta semana. Entre os destaques estão eventos de relacionamento e hospitality, atividades para a população e visitantes na Vila da Regata, encontros de negócios, intercâmbios culturais, ações sociais, visitações aos barcos, ações sociais e um grande desfile de barcos pelo Rio Tâmisa, onde milhares de pessoas poderão acompanhar o evento.

“A frota da Clipper Race proporciona uma visibilidade espetacular do Rio Tâmisa. A cidade se orgulha em sediar a largada da regata e de receber milhares de visitantes na St. Katharine Docks, a tradicional marina situada no coração de Londres, em frente à Tower Bridge”, completa o prefeito.

A última edição da Regata Clipper de Volta ao Mundo teve início no dia 1º setembro de 2013 em Londres e retornou em 12 de julho de 2014, depois de completar o percurso de 40 000 milhas, tornando-se a mais longa regata oceânica do mundo.

O evento foi criado por Sir Robin Knox-Johnston com o objetivo de dar a todas as pessoas, independentemente do nível de experiência na vela, a oportunidade de descobrir a emoção de uma regata de oceano.

Cerca de 650 pessoas, representando mais de 40 países, competiram na edição 13-14 da Clipper, nos doze barcos de 70 pés recentemente projetados pelo renomado arquiteto naval Tony Castro.

É a maior regata que já existiu. Os membros da tripulação podem escolher entre a inscrição para toda a volta ao mundo ou para apenas uma ou mais etapas entre suas 8.

A única qualificação exigida para tripular a Regata é a idade mínima de 18 anos (não há limite máximo de idade), além de um perfil aventureiro. A Regata Clipper de Volta ao Mundo é dividida em etapas individuais e pontos são acumulados em um sistema de pontuação de estilo Fórmula 1. A embarcação com o maior total de pontos no final vence o Troféu da Clipper.

A próxima edição terá largada em 30 de agosto no Reino Unido e deve retornar a seu porto de origem cerca de um ano depois. A chegada no Brasil está prevista para dia 30 de setembro.

Foto Divulgação

 

Curta a revista Náutica no Facebook e fique por dentro de tudo que acontece no mundo náutico.

Náutica Responde

Faça uma pergunta para a Náutica

    Relacionadas

    Série de NÁUTICA com família a bordo de barco centenário já tem data de estreia

    Com 10 episódios, “A Europa como você nunca viu” acompanhará um casal, uma criança e um cachorro pelos canais dos Países Baixos

    NÁUTICA Talks: velejador Silvio Ramos palestra sobre "cruzeiro dos sonhos" no rio Amazonas

    Criador do BRally, o empresário contará como foi a circum-navegação, em bate-papo que acontece dentro do Rio Boat Show 2024

    Governo abre inscrições para curso gratuito de Condutor de Turismo Náutico

    Formação, totalmente online, foi criada em parceria do Ministério do Turismo com Universidade Federal Fluminense

    Memória Náutica: relembre como foi o Rio Boat Show 2018

    Das lanchas de entrada aos grandes iates, o público pôde ver de perto opções para todos os gostos e bolsos

    Torre abandonada do século 17 vira refúgio em meio ao mar da Itália

    Local construído como um edifício militar ganhou novos ares com ação da natureza