A palavra inovação traduz o espírito que sempre norteou NÁUTICA

 

Maior referência em conteúdo náutico no Brasil, NÁUTICA chega aos 37 anos renovada, trazendo conteúdos exclusivos não apenas nas páginas da consagrada revista como também no mundo digital, como no portal de conteúdo, no Canal NÁUTICA, no Aplicativo NÁUTICA e nas mais importantes plataformas digitais.

São quase 40 anos de uma história marcante e em permanente evolução, desde que a revista circulou pela primeira vez em dezembro de 1987.

Na verdade, NÁUTICA nasceu um pouco antes, em novembro de 1981, quando o visionário Ernani Paciornik lançou a revista MAR, que depois incorporou a Vela & Motor, gerando a Mar, Vela & Motor, que por sua vez resultou na NÁUTICA, que, esta sim, comemora 37 anos de vida em 2024.

NÁUTICA sempre esteve na vanguarda do mundo náutico. Na década de 1980, estabelecemos pioneiramente no Brasil o padrão de avaliações de embarcações de lazer, com informações técnicas traduzidas em linguagem acessível a todos — e que até hoje servem como base para a decisão de compra. Em agosto de 2015, foi publicado o nosso teste de número 1.000, uma marca incrível! Desde então, já foram realizadas (e publicadas) algumas dezenas de novas avaliações de barcos.

Protagonista na preservação ambiental, há mais de 20 anos NÁUTICA mantém também uma campanha nacional em defesa das águas do país. “Só jogue na água o que o peixe pode comer”, diz a mensagem, com um “Peixinho” criado pelo cartunista Ziraldo. Nos anos 1990, também foi a primeira a dedicar parte do seu conteúdo a reportagens especiais sobre atividades submarinas — dando origem à revista Mergulho.

Mantendo o pioneirismo, em 2000, NÁUTICA lançou na internet o primeiro site sobre o setor no país, o www.nautica.com.br — gênese de um dos mais dinâmicos, completos e modernos portais náuticos do mundo.

No Brasil, captando o espírito dos novos tempos, o portal NÁUTICA ajudou a construir um mercado de barcos cada vez maior, melhor e mais profissional. A serviço do leitor, NÁUTICA foi pioneira também ao lançar, no início dos anos 2000, na revista e no site, uma seção de Classificados Náuticos, com farto número de anúncios de lanchas, veleiros, jets e motores.

Para um país com dimensões continentais, como o nosso, uma só revista não bastava. Por isso, em 2005, nasceu NÁUTICA SUL, dedicada ao Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na sequência, veio a NÁUTICA SUDESTE, dedicada aos leitores de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santos e Minas Gerais, com informações sobre os melhores lugares para navegar nas águas desses quatro estados, não só no mar como também em rios e represas.

Ainda em 2013, NÁUTICA comemorou a incrível marca de 300 edições da revisa publicadas. Para comemorar, no mesmo ano, apresentou sua inédita versão digital. Com isso, tornou-se a primeira revista sobre barcos do Brasil a ter uma versão digital totalmente interativa. Todo o conteúdo da revista exclusivo para os assinantes disponível no Aplicativo NÁUTICA antes mesmo de chegar às bancas.

Em 2008, os apaixonados pelo mar e pelos barcos passaram a contar com uma opção a mais para ficar por dentro de tudo do mundo náutico: os vídeos do Canal NÁUTICA, no YouTube, revelando uma nova forma de apresentação dos testes de barcos e uma abordagem dinâmica do conteúdo náutico. Também no canal, NÁUTICA realizou, pela primeira vez no Brasil, a cobertura ao vivo de um evento náutico no Brasil em um estúdio flutuante.

NÁUTICA também introduziu no calendário nacional do mercado brasileiro os mais importantes salões náuticos da América Latina (São Paulo Boat Show e Rio Boat Show). Os salões náuticos tornaram-se compromisso obrigatório, espécie de data magna do calendário nacional, e contribuíram para impulsionar as vendas do setor e atuaram decisivamente para que o mercado náutico passasse por uma revolução de qualidade. Já são 27 anos desde a primeira edição. Em 2023, nasceram ainda os eventos Marina Itajaí Boat Show e Foz Internacional Boat Show.

Como se vê, uma longa travessia e com grandes acontecimentos.

Em 37 anos de existência, pilar de um jornalismo moderno, com a publicação de uma grande quantidade de conteúdo com informações úteis, interessantes e agradáveis aos leitores — e também uma poderosa mídia para seus anunciantes —, NÁUTICA nunca parou de evoluir.

Nosso compromisso é com o futuro: o de continuar ajudando o desenvolvimento do mercado náutico nacional, como sua defensora incansável, e informando cada vez melhor os nossos leitores, seguidores e consumidores.

Por tudo isso, somos referência de náutica no Brasil.

(Texto atualizado em fevereiro de 2024)